Topo

Atleta asilada na Polônia diz confiar na segurança dos pais em Belarus

05/08/2021 21h27

Cracóvia, 5 ago (EFE).- A velocista bielorrussa Krystsina Tsimanouskaya, que recebeu asilo político na Polônia, revelou nesta quinta-feira que conversou com os pais e que confia que nada de mal acontecerá com eles, após ter fugido do que classificou de uma "tentativa de sequestro" do governo de Aleksandr Lukashenko.

Mais cedo, o vice-ministro de Relações Exteriores polonês, Marcin Przydacz, garantiu que a atleta, que competiria nos 200m rasos do atletismo nos Jogos Olímpicos de Tóquio, está "em um lugar seguro" e em boas condições.

"Falei com meus pais hoje, e me disseram que estão bem. Confio que nada de mal acontecerá com eles", disse Tsimanouskaya.

Relacionadas

"Espero decidir junto com meu marido quanto tempo ficaremos na Polônia. Logo tomaremos uma decisão", completou a velocista.

Além disso, Tsimanouskaya garantiu que, com o gesto que teve, espera ajudar outros cidadãos bielorrussos que passam por situação semelhante a dela.

A velocista participaria da prova dos 200m rasos, mas foi forçada por dirigentes do Comitê Olímpico de Belarus a deixar os Jogos Olímpicos, devido a publicação de mensagens em que criticava os próprios técnicos, por tentarem incluí-la no revezamento 4x400.

No aeroporto de Haneda, em Tóquio, a que foi transportada, com o objetivo de tomar um voo de volta ao país de origem, a velocista pediu proteção a policiais japoneses, segundo explicou em declarações à emissora de televisão "NHK".

O Comitê Olímpico de Belarus, presidido por Viktor Lukashenko, filho do presidente do país, garantiu em comunicado que a velocista teve que suspender a participação nos Jogos por decisão dos médicos, devido ao "estado emocional e psicológico" que apresentava.

Por sua vez, Tsimanouskaya negou a versão, que afirmou se tratar de uma "mentira".

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Atleta asilada na Polônia diz confiar na segurança dos pais em Belarus - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Esporte