Topo

Simone Biles desiste da final individual geral para focar na saúde mental

28/07/2021 14h38

Tóquio, 27 jul (EFE).- A ginasta americana Simone Biles, maior estrela da modalidade, não disputará na quinta-feira a final individual geral da ginástica artística feminina nos Jogos Olímpicos de Tóquio, na qual defenderia o título, com o objetivo de "priorizar a saúde mental".

A federação americana de ginástica anunciou o desfalque nesta quarta-feira, véspera da decisão e um dia após Biles ter desistido de competir na final por equipes, na qual os EUA foram superados pelos russos e ficaram com a medalha de prata.

"Após uma avaliação médica posterior, Simone se retira da final individual geral dos Jogos de Tóquio para se concentrar em sua saúde mental", informou a entidade em comunicado.

Relacionadas

"Ela continuará sendo avaliada diariamente para determinar se participará ou não nas competições individuais da semana que vem", acrescentou a USA Gymnastics, em referência às finais por aparelhos que começarão no dia 1º de agosto.

A substituta de Simone Biles no individual geral será Jade Carey, que obteve a nona melhor nota na classificação e ficou fora devido à norma que impede a participação de mais de dois ginastas do mesmo país em uma final.

"Apoiamos de todo coração a decisão de Simone e aplaudimos a sua valentia ao priorizar o seu bem-estar. Sua coragem nos ensina, mais uma vez, o motivo pelo qual ela é uma referência para muitos", conclui a nota.

Vencedora de cinco medalhas olímpicas no Rio de Janeiro, em 2016, Simone Biles, se retirou da final por equipes na terça-feira após realizar apenas o primeiro aparelho na final, o salto.

Depois de não conseguir cravar seu salto, obter a pior nota da equipe dos Estados Unidos (13.766) e conversar com os técnicos, ela foi colocada como reserva e não se apresentou nas barras assimétricas, na trave e no solo.

A ginasta admitiu que se sentia pressionada, lembrou que os atletas são pessoas que precisam priorizar a saúde mental e revelou que não pôde fazer o salto que tinha preparado devido ao estado emocional.

A final do individual geral reúne as 24 melhores ginastas em quatro aparelhos. O desfalque de Simone Biles deixa como favoritas ao título a brasileira Rebeca Andrade, a americana Sunisa Lee e a russa Angelina Melnikova, as melhores da fase anterior. EFE

nam/vnm

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Simone Biles desiste da final individual geral para focar na saúde mental - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Esporte