Topo

Bach presta homenagem a atletas que superaram "a incerteza"

23/07/2021 16h38

Tóquio, 23 jul (EFE).- Thomas Bach, presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), homenageou durante a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio os atletas que superaram "a incerteza" da pandemia de covid-19 e cumpriram a meta de chegar ao evento.

"Hoje é um momento de esperança. Sim, é muito diferente do que todos tínhamos imaginado. Mas vamos valorizar este momento porque, finalmente, estamos todos juntos", disse em discurso diante dos participantes.

"Este é o poder unificador do esporte. Esta é a mensagem de solidariedade, a mensagem de paz e a mensagem de resiliência. Isto nos dá a esperança de que podemos continuar a caminhar juntos", acrescentou.

Relacionadas

Ao agradecer ao Japão pelo empenho nos Jogos Olípicos, Bach disse que "foi uma viagem difícil, com desafios sem precedentes ao longo do caminho".

"Primeiro, a reconstrução após o grande terremoto do Japão, depois, a pandemia de coronavírus. A nossa gratidão e admiração por vocês é ainda maior", comentou.

O dirigente enfatizou que os atletas tiveram de enfrentar "grandes desafios na viagem olímpica".

"Como todos nós, vocês viveram a pandemia com grande incerteza. Não sabiam quando poderiam treinar novamente. Não sabiam se poderiam ver o treinador no dia seguinte. Mas lutaram, perseveraram, nunca desistiram, e hoje estão realizando o sonho olímpico. Vocês são verdadeiros atletas olímpicos", enalteceu.

Segundo Bach, a "lição que aprendemos é que precisamos de mais solidariedade dentro das sociedades e entre sociedades".

"Solidariedade significa mais do que respeito e não discriminação. Solidariedade significa ajudar, compartilhar, cuidar. É isto que estamos fazendo na nossa comunidade olímpica", afirmou, antes de convidar o imperador Naruhito a declarar abertos os Jogos Olímpicos.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Bach presta homenagem a atletas que superaram "a incerteza" - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Esporte