Topo

Após revanche, Tigres disputa contra León a 6ª final nacional em 5 anos

22/05/2019 18h03

(Corrige 5º parágrafo).

Monterrey (México), 22 mai (EFE).- Passado o desgosto por ter perdido o título da Liga dos Campeões da Concacaf para o Monterrey, o Tigres deu o troco no maior rival nas semifinais do Torneio Clausura e enfrentará o León nesta quinta-feira na busca pelo quarto título do Campeonato Mexicano nos últimos cinco anos.

Veja também

Desde 2014, os 'Felinos' se tornaram frequentadores assíduos de finais. Em âmbito continental, as frustrações foram grandes, a começar pela Taça Libertadores de 2015, em que foram derrotados pelo River Plate.

Depois, vieram três finais de 'Concachampions', em 2016, contra o América do México, em 2017, contra o Pachuca, e a deste ano, em que o adversário foi o Monterrey. Todas elas tiveram o mesmo desfecho para os comandados do brasileiro Ricardo Ferretti: o vice-campeonato.

Porém, nos torneios curtos nacionais, ninguém deu a volta olímpica mais vezes que o Tigres de 2014 para cá. Foram três títulos de Apertura, a competição de segundo semestre, em 2015, 2016 e 2017, e a segunda colocação no Apertura de 2014 e no Clausura de 2017.

No ranking de títulos mexicanos, o León aparece à frente do Tigres, com sete conquistas, uma a mais que o adversário desta decisão. Entretanto, os 'Esmeraldas' não são campeões desde o Clausura de 2014, ano em que ficaram marcados também por eliminarem o Flamengo na fase de grupos da Libertadores com uma vitória por 3 a 2 no Maracanã.

Na luta para quebrar o jejum, o time dirigido por Ignacio Ambriz fez a melhor campanha da primeira fase e chegou a emplacar uma sequência 12 vitórias, um recorde no Mexicano. Também foi quem mais somou pontos na história das fases iniciais dos torneios curtos, com 41.

Entretanto, a vaga na final veio no sufoco, com uma vitória e uma derrota enfrentando o América, ambas pelo placar de 1 a 0, e o León só avançou justamente por ter ficado à frente na primeira fase. O cenário foi exatamente o mesmo no duelo entre Tigres e Monterrey.

"Temos que ser honestos, ainda não jogamos o melhor futebol no mata-mata e assim chegamos à final. Tenho confiança que nestes dois jogos vamos jogar no nível que pretendemos", disse Tuca Ferretti na última segunda-feira.

Para isso, confia no volante Rafael Carioca, ex-jogador de Grêmio, Vasco e Atlético Mineiro, e nos gols do atacante Gignac. O centroavante vice-campeão europeu pela França em 2016 passou boa parte da temporada lutando contra as lesões e não pôde ser titular nas finais da Liga dos Campeões da Concacaf.

O francês tem oito gols neste Clausura, números menores que o esperado para o camisa 9 mais badalado do México atualmente. E do outro lado, no ataque adversário, estará Ángel Mena, artilheiro da competição após ter balançado as redes 14 vezes.

"Quebramos recordes, com o maior número de pontos em torneios curtos, mas isso ficou para trás, e a final será mano a mano. Se conseguirmos ser campeões e arredondar o que estamos fazendo será grandioso", afirmou o zagueiro colombiano William Tesillo.

O Tigres terá os principais jogadores à disposição para o duelo desta quinta, enquanto o León terá dois desfalques, o meia Rubens Sambueza, ex-Flamengo, que está suspenso, e o atacante José Juan Macías, que se apresentou à seleção mexicana sub-20 para a disputa do Mundial da categoria.

Prováveis escalações:.

León: Cota; Mosquera, Navarro, Tesillo e González; Montes, Mena, Meneses e Rodríguez; Angulo e Campbell. Técnico: Ignacio Ambriz.

Tigres: Guzmán; Salcedo, Ayala e Torres Nilo; Pizarro, Rafael Carioca, Aquino e Rodríguez; Vargas, Quiñones e Gignac. Técnico: Ricardo Ferretti.

Árbitro: Marco Antonio Ortiz, auxiliado por Alberto Morín Méndez, e Enrique Isaac Bustos.

Estádio Universitário, em San Nicolás de los Garza. EFE

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Após revanche, Tigres disputa contra León a 6ª final nacional em 5 anos - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Esporte