Topo

Técnico da Venezuela põe cargo à disposição por intromissão política

22/03/2019 20h57

Madri, 22 mar (EFE).- O técnico da Venezuela, Rafael Dudamel, anunciou após a histórica vitória por 3 a 1 sobre a Argentina, em amistoso disputado em Madri nesta sexta-feira, que colocou o cargo à disposição dos dirigentes por considerar que a seleção venezuelana está sendo utilizada para fins políticos.

Horas antes da disputa da partida, o elenco recebeu a visita de Antonio Ecarri, representante na Espanha do autoproclamado presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó. Depois, Ecarri publicou nas redes sociais uma foto do encontro com os jogadores.

Veja também

"Conversei com o vice-presidente (da federação) e coloquei o meu cargo à disposição dos dirigentes porque todo este tempo estamos navegando em águas muito turvas. Tudo foi politizado e sou o técnico de uma seleção do país inteiro", comentou.

Dudamel anunciou também que comandará a equipe no amistoso da próxima segunda-feira, contra a seleção da Catalunha, "por respeito".

"Recebemos a visita do embaixador, com respeito, porque somos a seleção da Venezuela que abrange todo o país. Em Rancagua (no Chile) também recebemos o embaixador do senhor (Nicolás Maduro, presidente do país). Mas a visita foi utilizada (politicamente), tristemente. Por respeito, na segunda-feira comandarei a equipe no próximo amistoso, mas tenho que sentar para conversar com o presidente e o vice-presidente (da federação)", acrescentou.

As declarações do treinador também foram repercutidas pelo atacante Salomón Rondón, segundo o qual "é injusto que se politize a seleção".

"Nós, jogadores, estamos com o treinador. É injusto e insignificante que se politize a seleção. Nós tentamos levar alegria ao povo da Venezuela, às comunidades venezuelanas em tantos países para que se distraiam com o que fazemos. Que as pessoas curtam esta vitória merecida", analisou o jogador.

O placar da vitória desta sexta-feira foi histórico porque a Venezuela nunca havia marcado três gols na Argentina em uma mesma partida. Na opinião de Dudamel, o triunfo não foi "uma casualidade", e sim a consequência de todo um processo iniciado em abril de 2016.

"Ganhar da Argentina com o melhor jogador do mundo em campo (Lionel Messi) por 3 a 1 não é casualidade. Se for, não é todos os dias. Mas não acredito nas casualidades nem na sorte, apenas no trabalho e na convicção dos meus jogadores. Ganhar da Argentina de forma tão contundente foi resultado do trabalho", frisou.

O amistoso marcou o retorno de Lionel Messi à seleção Argentina depois de oito meses. O atacante não era convocado desde a Copa do Mundo de 2018, mas a participação do craque foi ofuscada por uma Venezuela dominante em campo. Para Rondón, o jogo coletivo venezuelano foi o segredo da vitória.

"Nós não pensamos em individualidade, mas em coletivo, e isso funcionou hoje. Fomos contundentes e resistimos ao rival. Trabalhamos pensando na Copa América", disse o atacante, autor do primeiro gol da partida. EFE

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Técnico da Venezuela põe cargo à disposição por intromissão política - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Esporte