Topo

Preparação para Copa tem muito trabalho e mais de 50 amistosos

27/05/2018 13h02

Redação Central, 27 mai (EFE).- As 32 seleções que lutarão para conquistar a Copa do Mundo se esforçam para ajustar o time e chegar à Rússia em plenas condições para o início da competição, marcado para o dia 14 de junho com a partida entre a equipe anfitriã e a Arábia Saudita no estádio Luzhniki.

Para isso, restam menos de 20 dias de vários treinos de preparação, em muitos casos de recuperação e regeneração após a longa e desgastante temporada, e nada menos que 56 amistosos.

A maior parte dos técnicos, ao menos publicamente, precisará acabar com as últimas dúvidas até o próximo dia 4, prazo limite estipulado pela Fifa para que as listas preliminares sejam reduzidas aos 23 nomes definitivos das convocações.

Além de darem entrosamento e funcionarem como ensaio, esses jogos servirão para que os treinadores que ainda não o fizeram definam a lista final. Não é o caso, por exemplo, de Tite, que há duas semanas já anunciou o escrete canarinho.

Já houve amistosos com menos pompa nos últimos dias, como o que o Irã disputou contra o Uzbequistão, a Arábia Saudita contra a Argélia e a Grécia e o empate do Egito com o Kuwait em 1 a 1 na última sexta-feira, mas a partir desta segunda-feira haverá jogos do tipo quase todos os dias até o Mundial.

A seleção iraniana, dirigida pelo português Carlos Queiroz, voltará a testar seu projeto de solidez defensiva contra a Turquia nesta segunda-feira, em Istambul, em preparação para encara os ataques fortes de Portugal e Espanha na Copa, além do Marrocos. Também amanhã, a Arábia Saudita de Juan Antonio Pizzi medirá forças com a Itália, a grande ausência do torneio, em Saint Gallen.

O México medirá forças em Pasadena, nos Estados Unidos, com o País de Gales, que não contará com seu principal jogador, Gareth Bale, grande nome da vitória do Real Madrid sobre o Liverpool por 3 a 1 neste sábado, na final da Liga dos Campeões. O Peru enfrentará a a Escócia em Lima, enquanto em Saint-Denis a França tentará demonstrar por que é apontada como postulante ao título mundial em jogo contra a Irlanda.

Ainda nesta segunda, Portugal jogará contra a Tunísia na cidade de Braga, enquanto a Nigéria optou por um confronto africano com a República Democrática do Congo em Port Harcourt.

Na terça-feira, a Argentina se despedirá de sua torcida enfrentando o Haiti em La Bombonera. Será uma festa na tentativa de recuperar a confiança de Lionel Messi e companhia, que vêm de três vice-campeonatos - Copa 2014 e Copa América 2015 e 2016 - e de uma classificação difícil para a Rússia, além da goleada sofrida para a Espanha por 6 a 1 em março.

A bicampeã mundial viajará para Barcelona, onde permanecerá concentrada até 8 de junho, dia em que partirá para Tel-Aviv para disputar um amistoso contra Israel. Depois disso, a delegação partirá para seu quartel-general da Copa, em Bronnitsy.

O carrasco da Argentina na última Copa, a Alemanha, entrará em campo apenas no próximo domingo para encarar a Áustria em Klagenfurt, e seis dias depois pegará a Arábia Saudita na BayArena, em Leverkusen. A 'Mannschaft' chegará a Vatutinki, ao sudoeste de Moscou, no dia seguinte.

Outra das principais candidatas a chegar longe, a Espanha, tenta manter o ritmo apresentado nas Eliminatórias e consolidar sua renovação depois dos fracassos no Brasil, em 2014, e na Eurocopa de dois anos depois, na França. Os jogadores comandados por Julen Lopetegui jogarão contra a Suíça, adversário do Brasil na fase de grupos, daqui a uma semana, e contra a Tunísia, no dia 9.

Adversário de estreia de 'La Roja' na Copa e atual campeão europeu, Portugal fará um duro confronto com a Bélgica em Bruxelas no próximo sábado. Depois disso, no dia 7, pegará a Argélia no Estado da Luz, em Lisboa.

A seleção uruguaia permanecerá em Montevidéu até esse mesmo dia, quando terá pela frente o Uzbequistão. Depois disso, partirá para Nizhny Novgorod.

Após o duelo com a Irlanda nesta segunda, a França voltará a campo outras duas vezes antes de iniciar a campanha rumo ao bi mundial. Medirá forças com a Itália, na próxima sexta, em Nice, e com os Estados Unidos, no dia 9, em Lyon.

No Brasil, as atenções estão voltadas para Neymar, que não entra em campo desde fevereiro devido à lesão no quinto metatarso do pé direito. Após ter sido operado em Belo Horizonte e feito quase toda a recuperação em Mangaratiba (RJ), o craque chegou a voltar para Paris, mas apenas treinou com os companheiros de Paris Saint-Germain e se apresentou à seleção.

O potencial da equipe pentacampeã será medido nos dois próximos domingos, primeiro contra a Croácia, em Liverpool, e depois enfrentando a Áustria, em Viena.



Relação de amistosos de seleções que disputarão a Copa do Mundo:.



Segunda-feira (28/05).

Irã - Turquia.

Coreia do Sul - Honduras.

Itália - Arábia Saudita.

México - País de Gales.

França - Irlanda.

Portugal - Tunísia.

Nigéria - RD Congo.

Peru - Escócia.



Terça-feira (29/05).

Argentina - Haiti.

Panamá - Irlanda Norte.



Quarta-feira (30/05).

Japão - Gana.

Áustria - Rússia.

Marrocos - Ucrânia.



Quinta-feira (31/05).

Luxemburgo - Senegal.



Sexta-feira (01/06).

Coreia do Sul - bósnia.

Austrália - República Tcheca.

França - Itália.

Colômbia - Egito.

Tunísia - Turquia.



Sábado (02/06).

México - Escócia.

Áustria - Alemanha.

Inglaterra - Nigéria.

Suécia - Dinamarca.

Bélgica - Portugal.

Islândia - Noruega.



Domingo (03/06).

Espanha - Suíça.

Croácia - Brasil.

Arábia Saudita - Peru.

Costa Rica - Irlanda Norte.



Segunda-feira (04/06).

Marrocos - Eslováquia.



Quarta-feira (06/06).

Rússia - Turquia.

Bélgica - Egito.

Noruega - Panamá.

República Tcheca - Nigéria.

Arábia Saudita - Peru.



Quinta-feira (07/06).

Islândia - Gana.

Coreia do Sul - Bolívia.

Inglaterra - Costa Rica.

Portugal - Argélia.

Uruguai - Uzbequistão.



Sexta-feira (08/06).

Croácia - Senegal.

Irã - Lituânia.

Alemanha - Arábia Saudita.

Polônia - Chile.

Suíça - Japão.



Sábado (09/06).

Dinamarca - México.

Espanha - Tunísia.

Suécia - Peru.

França - Estados Unidos.

Hungria - Austrália.

Estônia - Marrocos.



Domingo (10/06).

Áustria - Brasil.



Segunda-feira (11/06).

Bélgica - Costa Rica.

Coreia do Sul - Senegal.



Terça-feira (12/06).

Polônia - Lituânia.

Paraguai - Japão.

Veja também

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Preparação para Copa tem muito trabalho e mais de 50 amistosos - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Esporte