Topo

"Somos todos Anne Frank": Lazio faz homenagem após insultos de torcedores

Jogadores da Lazio usaram camisas com imagem de Anne Frank no aquecimento Imagem: Gianni Schicchi/AFP

25/10/2017 16h57

Roma, 25 out (EFE).- Os jogadores da Lazio se aqueceram para a partida contra o Bologna nesta quarta-feira, pelo Campeonato Italiano, usando uma camisa estampada com a fotografia da jovem judia Anne Frank, cuja imagem foi usada no último domingo por alguns torcedores do clube como insulto antissemita.

A equipe da capital da Itália entrou no gramado do estádio Renato Dall'Ara, na cidade de Bolonha, com camisas brancas nas quais estava impresso o retrato de Anne Frank e a frase "não ao antissemitismo". Além disso, circularam pelo estádio cópias de um folheto com os dizeres "somos todos Anne Frank".

Veja também

Folheto distribuído no jogo diz "somos todos Anne Frank" Imagem: Gianni Schicchi/AFP

A Lazio tomou a iniciativa para condenar o gesto de alguns dos chamados ultras, que, no duelo com o Cagliari, deixaram no Estádio Olímpico adesivos nos quais Anne vestia uma camisa da Roma. As fotos, junto com outras frases racistas e antissemitas, foram coladas nos banheiros e nos vidros do setor sul do Estádio Olímpico para ofender os rivais.

Os elencos de Lazio e Bologna, assim como todas as outras equipes vinculadas à Federação de Futebol italiana (FIGC), farão um minuto de silêncio antes do começo do jogo e participarão da leitura trechos do célebre Diário de Anne Frank.

A jovem escreveu o diário entre junho de 1942 e agosto de 1944, enquanto permanecia escondida dos nazistas junto com sua família em uma casa de Amsterdã, até ser descoberta e deportada ao campo de concentração de Bergen-Belsen, onde morreu de tifo em 1945.

O gesto dos ultras da Lazio gerou revolta entre esportistas e políticos italianos. O presidente Sergio Mattarella definiu a atitude como algo "desumano e alarmante". Nesta quarta, a polícia identificou 16 responsáveis de tais insultos antissemitas e confirmou à Agência Efe que pelo menos dois deles são menores de idade.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

"Somos todos Anne Frank": Lazio faz homenagem após insultos de torcedores - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Esporte