Topo

Com gol de Talisca, Besiktas surpreende na estreia e vence Porto fora de casa

13/09/2017 18h04

Porto, 13 set (EFE).- Velho conhecido da torcida do Porto, o brasileiro Anderson Talisca foi mais uma vez carrasco dos 'Dragões' e abriu caminho para a vitória do Besiktas sobre a equipe portuguesa nesta quarta-feira, por 3 a 1, em pleno Estádio do Dragão, na estreia das duas equipes pelo grupo G da Liga dos Campeões.

Emprestado pelo Benfica ao clube turco, o meia-atacante, ex-Bahia, inaugurou o placar no triunfo após cruzamento de Ricardo Quaresma, ídolo do próprio Porto, aos 13 minutos do primeiro tempo. Tosic, contra, igualou para os donos da casa aos 21, mas a reação acabou por aí.

Ainda na etapa inicial, aos 28 minutos, Cenk Tosun fez o segundo do Besiktas em belo chute de fora da área, que só entrou graças à contribuição do veterano Iker Casillas. Já perto do fim do jogo, aos 41, Ryan Babel fechou o placar para os anfitriões.

Com a surpreendente vitória fora de casa, o Besiktas lidera a chave. No outro jogo do grupo, o RB Leipzig empatou com o Monaco, na Alemanha, por 1 a 1. Emil Fosberg abriu o placar para os anfitriões, que disputam pela primeira vez o torneio, aos 33 da etapa inicial, mas Youri Tielemans igualou no minuto seguinte.

Na próxima rodada, o Besiktas encara o RB Leipzig, na Turquia. Já o Monaco recebe o Porto, lanterna da chave, no Stade Louis II.

O técnico Sérgio Conceição teve dois importantes desfalques por punição: o do atacante Vicent Aboubakar, emprestado ao Besiktas na última temporada, e o lateral Maxi Pereira. No comando do setor ofensivo, porém, o treinador escalou o brasileiro Tiquinho Soares.

Já o Besiktas veio a campo com velhos conhecidos da torcida dos 'Dragões'. Além de Talisca e Quaresma, estavam entre os titulares o turco Senol Günes o zagueiro Pepe, ex-Real Madrid e capitão da seleção de Portugal na última Eurocopa. A lateral-direita foi ocupada pelo brasileiro Adriano, ex-Coritiba, Barcelona e Sevilla.

Em um dos grupos mais equilibrados da nova edição da 'Champions', qualquer ponto fora de casa é essencial para ficar com a vaga nas oitavas de final. O Besiktas levou a máxima à risca nos primeiros minutos de jogo, partindo para cima dos anfitriões.

E foram dois velhos conhecidos da torcida os responsáveis por calar o Estádio do Dragão logo aos 13 minutos. Em uma jogada rápida, Quaresma chegou à linha do fundo pela direita e cruzou na medida para Talisca, que repetiu os tempos de Benfica e testou firme para o fundo da rede, sem chances de defesa para Casillas.

O Porto respondeu na sequência, aos 19. Brahimi cruzou para a grande área, e Soares ajeitou de cabeça para Oliver Torres, que bateu de primeira, mas a bola explodiu na trave esquerda de Fabri.

O empate veio praticamente no lance seguinte. Dois minutos depois, aos 21, Alex Telles cobrou escanteio da esquerda. Marega disputou a bola no alto com Tosic, que tentou fazer o corte, mas enganou o goleiro e marcou contra.

O Besiktas, porém, não recuou após o gol do adversário e retomou a frente do placar aos 28 minutos. Tosun recebeu na intermediária, avançou e arriscou de muito longe. Casillas, mal posicionado na jogada, aceitou o chute, recolocando os turcos na frente.

Sumido do jogo até então, Soares quase empatou aos 33. O brasileiro recebeu da entrada da área e chutou no capricho. A bola passou tirando tinta da trave direita de Fabri.

Depois do intervalo, Conceição decidiu colocar o time no ataque para evitar o tropeço em casa. Corona deu lugar para André André, e Torres foi substituído por Otávio, ex-Internacional.

As mexidas deram resultado, mas faltava pontaria para os donos da casa, que não conseguiam superar a boa atuação do goleiro rival.

O primeiro lance de perigo da etapa final ocorreu aos 9 minutos. Depois de escanteio batido por Telles, Danilo chutou fraco. Esperto no lance, Soares desviou a finalização do companheiro, mas Fabri estava atento no lance e fez a defesa firme.

Cinco minutos depois, aos 16, Brahimi, apagado no jogo até então, deu belo passe para Soares, que saiu na cara de Fabri, mas mais uma vez foi parado pelo arqueiro do Besiktas.

A pressão continuou na sequência. Aos 19, em novo cruzamento cobrado por Telles, Felipe subiu mais alto que os adversários e cabeceou firme, mas a zaga turca cortou em cima da linha.

Sem conseguir o empata, Conceição foi para o tudo ou nada faltando dez minutos para o fim e colocou o atacante Hernâni no lugar do volante Danilo.

Em seu primeiro toque na bola, Hernâni teve a oportunidade de deixar tudo igual. Aos 39 minutos, o artilheiro pegou firme de pé esquerdo na área, mas o chute passou ao lado do gol de Fabri.

Preocupado apenas em atacar para buscar o empate, o Porto acabou cedendo espaços para o contra-ataque, e o Besiktas não perdoou. Aos 41 minutos, Negredo, que entrou no segundo tempo no lugar de Quaresma, lançou Babel, que recebeu dentro da área e bateu cruzado para sentenciar a vitória dos visitantes.



Ficha técnica:

Porto: Casillas; Ricardo, Felipe, Marcado e Telles; Corona (André André), Torres (Otávio), Danilo (Hernâni) e Brahimi; Marega e Tiquinho Soares. Técnico: Sergio Conceição.

Besiktas: Fabri; Adriano (Uysal), Pepe, Tosic e Erkin; Hutchinson e Ozyakup (Medel); Quaresma (Negredo), Talisca e Babel; Tosun. Técnico: Senol Günes.

Árbitro: Anthony Taylor (Inglaterra), auxiliado pelos compatriotas Gary Beswick e Adam Nunn.

Gols: Tosic (contra) (Porto); Talisca, Tosun e Babel (Besiktas).

Cartões Amarelos: Ricardo e André André (Porto); Erkin (Besiktas).

Estádio do Dragão, em Porto (Portugal).

Veja também

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Com gol de Talisca, Besiktas surpreende na estreia e vence Porto fora de casa - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Esporte