Topo

Rossi vence GP da Holanda e quebra jejum; Dovizioso assume ponta da temporada

25/06/2017 15h04

Assen (Holanda), 25 jun (EFE).- O italiano Valentino Rossi subiu neste domingo ao ponto mais alto do pódio pela primeira vez em 2017, quebrando um jejum de 19 corridas, ao vencer o Grande Prêmio da Holanda de MotoGP, enquanto seu companheiro de equipe na Yamaha, o espanhol Maverick Viñales, perdeu a liderança do campeonato.

Em uma prova condicionada pela chuva, Rossi, que largou em quarto lugar, soube lidar com a alternância de condições e obteve a 115ª vitória da carreira, a primeira desde o GP da Catalunha do ano passado.

'Vale' cruzou a linha de chegada imediatamente à frente do compatriota Danilo Petrucci (Pramac Ducati), surpreendentemente segundo colocado. A terceira posição foi do atual campeão da categoria, o também espanhol Marc Márquez (Honda).

Andrea Dovizioso (Ducati), também da Itália, foi o quinto colocado no GP, atrás também do britânico Cal Crutchlow (LCR Honda) e assumiu a ponta do Mundial, com 115 pontos. Viñales, que liderava desde o começo do ano, sofreu uma queda a 14 voltas do fim e teve de abandonar, o que o fez parar nos 111 pontos e cair para vice-líder.

Com o mau resultado dos dois primeiros, a briga pelo título embolou e agora conta também com Rossi, que tem 108 pontos, e Márquez, com 104.

A disputa também continua equilibrada na Moto2, mas o ítalo-brasileiro Franco Morbidelli aumentou para 12 pontos a vantagem no topo da tabela de classificação. O piloto da Marc VDS Kalex obteve a quinta vitória no ano e soma 148 pontos, 12 a mais que o suíço Thomas Lüthi (Intervetten Kalex), segundo tanto na corrida quanto no campeonato.

Na Moto3, o espanhol Aron Canet (Estrella Galicia 0,0 Honda) conquistou a vitória com uma ultrapassagem na penúltima curva, deixando o italiano Romano Fenati (Ongetta Honda) para trás.

Na classificação geral, a primeira posição continua com o também espanhol Joan Mir (Leopard Honda), que cruzou a linha de chegada em nono e foi a 140 pontos, contra 110 de Canet, novo vice-líder.

Veja também

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Rossi vence GP da Holanda e quebra jejum; Dovizioso assume ponta da temporada - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Esporte