Topo

Xi Jinping visita sedes dos Jogos de Inverno em Pequim e pede austeridade

23/01/2017 17h07

Pequim, 23 jan (EFE).- O presidente da China, Xi Jinping, visitou nesta segunda-feira as instalações onde serão realizadas as competições de esqui nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, em 2022, onde pediu aos responsáveis que evitem fazer um evento esportivo faraônico.

Vestido com um agasalho do Comitê Olímpico Chinês, o líder chegou à pequena cidade de Chongli, próxima às estações de esqui reservadas para os Jogos, onde inspecionou as obras e alertou sobre o perigo de uma exploração excessiva das construções olímpicas.

"Chongli tem de continuar sendo Chongli, não uma grande cidade, caso contrário, poderá fracassar", advertiu o presidente em entrevista à emissora estatal "CCTV".

Xi também visitou a estação de esqui de Genting, que receberá as provas de snowboard e saltos de esqui, e dividiu espaço com esquiadores e turistas, crianças e adultos, e lhes pediu para continuarem desenvolvendo o apreço pelos esportes de inverno na China.

O presidente também pediu atenção com os preparativos para garantir que todas as novas instalações fiquem como legado após as disputas.

A visita acontece apenas uma semana depois de Xi ter viajado à sede do Comitê Olímpico Internacional em Lausanne (Suíça) e se reunido com o presidente da entidade, Thomas Bach, com quem analisou os preparativos para 2022.

Pequim será a primeira cidade da história a ser sede dos Jogos Olímpicos de Verão (2008) e também de Inverno. No entanto, a capital receberá apenas as provas sobre gelo (patinação, hóquei e curling), enquanto as competições de esqui serão realizadas em outras duas localidades.

As estações de Chongli, do terminal municipal de Zhangjiakou, a cerca de 200 quilômetros de Pequim, serão palco do combinado nórdico, os saltos, o biatlo, o esqui cross-country e a competição de snowboard.

A terceira subsede estará na estação de Yanqing, ainda em construção e próxima à Grande Muralha, onde ocorrerão as provas de esqui alpino, o bobsled e outras provas de trenós.

Veja também

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Xi Jinping visita sedes dos Jogos de Inverno em Pequim e pede austeridade - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Esporte