Topo

Aplicativo detectará possíveis casos de zika entre atletas espanhóis no Rio

19/07/2016 16h18

Madri, 19 jul (EFE).- Um aplicativo para smartphones permitirá monitorar a saúde dos atletas espanhóis que participarão dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em agosto, de modo a detectar doenças tropicais, entre elas a infecção por zika.

O presidente da Fundação Bancária La Caixa, Isidro Fainé, e o presidente do Comitê Olímpico Espanhol, Alejandro Blanco, assinaram nesta terça-feira um convênio para desenvolver o aplicativo, que se encontra em uma fase piloto à disposição dos atletas que participarão dos Jogos. Depois, o objetivo é disponibilizar a ferramenta a todos os cidadãos.

O novo aplicativo, criado pelo hospital Clinic de Barcelona, pelo Instituto de Saúde Global de Barcelona (ISGlobal) e pela Universidade Politécnica de Madri, contribuirá para que os integrantes da delegação espanhola nos Jogos Olímpicos recebam informações sobre o risco da infecção por zika.

Desta forma, a meta é otimizar a sensação de segurança dos usuários durante a viagem e reduzir assim a preocupação social e a desinformação.

Com este projeto, para o qual a Obra Social La Caixa destinou 60,5 mil euros, segundo indicou a entidade, será mantido aberto de forma contínua um canal de comunicação médica entre as equipes de diretores e médicos da delegação espanhola nos Jogos e especialistas em medicina tropical do Hospital Clinic de Barcelona.

O ISGlobal recolherá dados da incidência de doenças transmissíveis, especialmente da zika, entre os integrantes da delegação espanhola para avaliar a taxa de ataque deste vírus em pessoas expostas nestes Jogos, tanto em sintomáticos como em assintomáticos.

Perante um evento tão grande, há desafios em nível de segurança individual e de saúde global, dado que a afluência em massa de pessoas pode favorecer a dispersão de doenças por outras regiões geográficas.

Veja também

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Aplicativo detectará possíveis casos de zika entre atletas espanhóis no Rio - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Esporte