Topo

O incrível recorde de velocidade batido por 2 jovens alpinistas nos EUA

30/10/2017 09h29

Dois amigos que praticam alpinismo, os americanos Brad Colbright e Jim Reynolds, conseguiram bater o recorde de velocidade escalando a montanha El Capitan, na Califórnia. Eles chegaram ao topo em apenas 2 horas e 19 minutos e quebraram por quatro minutos o recorde anterior, de 2012.

A velocidade com que eles escalaram a formação rochosa é impressionante, principalmente considerando que a média de tempo que os alpinistas levam para chegar ao topo é de três dias.
O primeiro recorde registrado na montanha, considerada íngreme e perigosa, foi de 41 dias.

"É um sentimento incrível o de alcançar finalmente o recorde. Foi a coisa mais difícil que eu já fiz de escalada. E eu venho escalando há 22 anos", diz Colbright.

Por um tempo, ele não tinha patrocínio para levar a cabo suas ambições de quebrar recordes escalando. Por isso, precisava fazer bicos para custear a paixão de desbravar montanhas.
"Eu tenho viajado, meio que morando no meu carro, indo de um lugar ao outro. Antes de ter patrocínio, eu trabalhava em restaurantes por meses seguidos, economizando um pouco de dinheiro, para pegar a estrada de novo", diz.

"Qualquer que seja a escalada que chame a minha atenção, é para lá que eu vou. Eu tento não planejar com muita antecedência".

Colbright conta que o alpinismo de velocidade pode ser "um pouco estressante".

"Você sabe, é uma atividade bem perigosa... Você não usa muitos ganchos de apoio na parede da montanha. Está tentando se mover o mais rápido possível", diz.

E a subida ao pico da montanha El Capitan foi, segundo ele, a aventura mais arriscada até agora.

"Essa foi uma escalada bem perigosa... Provavelmente a mais perigosa que já fiz", acrescenta.

A parceria com Reynolds foi essencial para garantir que a empreitada não terminasse em tragédia, já que um sustentava o outro em caso de queda.

"Basicamente a escalada envolveu cada um de nós amarrado na ponta oposta da corda. E nós dois estamos escalando ao mesmo tempo, então, se uma pessoa caísse, o peso do corpo da outra pessoa frearia a queda", explica.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

O incrível recorde de velocidade batido por 2 jovens alpinistas nos EUA - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Esporte