Topo

'Zumbi Coreano' revela táticas utilizadas para trapacear na pesagem; veja

Ag. Fight

08/04/2020 07h00

Com o mundo do MMA basicamente parado em razão da pandemia do novo coronavírus, Chan Sung Jung resolveu produzir um conteúdo diferente em seu canal no 'Youtube' (veja abaixo ou clique aqui). Como forma de alerta para os olhares destreinados, o peso-pena (66 kg) do UFC publicou um vídeo explicando e demonstrando como alguns lutadores utilizam métodos ilegais para burlar a balança e ficar dentro do limite de suas respectivas categorias no dia da pesagem oficial.

Com a ajuda do também lutador Seung Min Baek, o 'Zumbi Coreano' apresentou inicialmente uma tática já bastante conhecida: o leve apoio na toalha. Neste caso, o atleta que precisa 'driblar' o sistema para perder algumas gramas a mais sobe à balança sem roupa e, com o auxílio da toalha utilizada para cobri-lo, apoia suas mãos sobre a mesma. Na demonstração feita por Chan Sung Jung, seu colega conseguiu abater 500 gramas de seu peso original apenas com esse simples gesto, famoso por ter sido usado por Daniel Cormier em 2017, quando defendia o cinturão meio-pesado (93 kg) do Ultimate diante de Anthony Johnson. A estratégia também possui uma variação, onde o indivíduo segura a toalha pela parte de trás, tornando mais difícil a visão de sua manobra.

Outras duas táticas explicadas por Jung necessitam do auxílio de um treinador do lutador em questão. Na mais 'ousada', o mestre surge ao lado do pupilo na balança, como se quisesse conferir o peso, e com o dedo indicador levanta as nádegas do atleta, tirando um pouco de seu peso total. Nesta experiência, o 'Zumbi Coreano' conseguiu diminuir no marcador da balança até 4 kg do peso total de seu colega, dependendo da pressão aplicada.

Relacionadas

Por fim, com o treinador na mesma posição anterior - ao lado do atleta como se quisesse observar o peso batido -, o lutador pode fingir uma pose com os braços flexionados e, disfarçadamente, apoiar um de seus cotovelos no corpo do mestre. O movimento também garante uma perda considerável do peso original da pessoa no marcador da balança.

Ao final, Chan Sung Jung explicou que a intenção do vídeo é fazer com que mais pessoas tomem ciência dos métodos utilizados pelos lutadores trapaceiros e, com isso, aumente a fiscalização dessas situações. O peso-pena ainda pediu para que os atletas assumam que não conseguem cortar o peso e parem de utilizar esses meios para burlar a balança, já que o adversário que foi honesto acaba sendo prejudicado.

"Se nossos fãs estiverem cientes do que os lutadores estão fazendo, talvez isso vá fazê-los de alguma forma parar. (...) Cortar peso é mais difícil do que a luta. Se você não está compromissado em cortar o peso e acaba trapaceando na pesagem, você está sendo desonesto com a pessoa que cortou o peso de forma honesta", concluiu o 'Zumbi Coreano'.

Chan Sung Jung é o atual quarto colocado no ranking peso-pena do Ultimate. O coreano vem de duas vitórias seguidas pela organização, a última delas diante de Frankie Edgar em dezembro do ano passado, no UFC Coreia do Sul.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

'Zumbi Coreano' revela táticas utilizadas para trapacear na pesagem; veja - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Esporte