Topo

Xi Jinping recebe presidente do COI a 10 dias da abertura dos Jogos de Inverno

25/01/2022 11h58

Pequim, 25 Jan 2022 (AFP) - O presidente chinês, Xi Jinping, recebeu o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, nesta terça-feira (25), a 10 dias da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno em Pequim, informou a agência estatal Xinhua.

Bach chegou no sábado a Pequim e cumpriu um isolamento de três dias. Normalmente os viajantes procedentes do exterior precisam respeitar uma quarentena de várias semanas.

Relacionadas

Os Jogos de Pequim acontecerão em uma estrita bolha sanitária. Durante o evento, o presidente chinês receberá diversos líderes mundiais. A reunião com Bach foi a primeira que se tem conhecimento de Xi Jinping com um convidado estrangeiro desde o início da pandemia.

A reunião aconteceu na residência diplomática de Diaoyutai, um parque em Pequim, segundo o canal público CCTV.

A emissora exibiu imagens dos dois homens com máscara no rosto, posando lado a lado, diante de bandeiras da China e do movimento olímpico.

Xi e Bach conversaram em seguida com uma grande distância.

O chinês afirmou que o país organizará "Jogos Olímpicos simples, seguros e esplêndidos" apesar do aumento dos casos de covid na China, informou a CCTV.

Bach também pretende se reunir com a tenista chinesa Peng Shuai.

A atleta publicou uma longa mensagem na internet em novembro, na qual afirmava ter se sentido "forçada" a manter um relacionamento sexual com um ex-vice-primeiro-ministro de seu país.

A mensagem foi apagada e Peng Shuai permaneceu desaparecida por semanas. Em uma videoconferência no final de novembro, Bach conversou com a tenista e ambos combinaram um encontro em Pequim, por ocasião dos Jogos Olímpicos.

O caso Peng Shuai provocou uma mobilização internacional com a hashtag #OndeestáPengShuai?

A China, onde o coronavírus foi detectado pela primeira vez no fim de 2019, praticamente fechou as fronteiras em março de 2020.

Xi Jinping não saiu da China desde janeiro de 2020 e não recebe líderes estrangeiros desde março do mesmo ano, mas participou de várias reuniões internacionais por videoconferência.

Entre os líderes políticos aguardados em Pequim para os Jogos Jogos Olímpicos está o presidente da Rússia, Vladimir Putin.

Vários países ocidentais (especialmente Estados Unidos, Canadá e Reino Unido) anunciaram um boicote diplomático aos Jogos para denunciar as violações dos direitos humanos na China.

Em uma videoconferência nesta terça-feira, Putin disse estar convencido de que os atletas russos "terão sucesso" nos Jogos de Inverno.

"Em nosso país, todos estaremos apoiando-os, para nos orgulharmos de seus sucessos e acreditamos que vocês podem se superar e se apresentar no mais alto nível", afirmou o chefe de Estado russo.

"Somos contra qualquer tentativa de politizar o esporte e contra qualquer boicote", disse ele sobre a questão política.

Moscou também se apresenta como vítima de uma política esportiva contra a Rússia do Ocidente no plano esportivo.

Acusada desde 2015 de ter orquestrado um sistema de doping institucional, a Rússia está suspensa das principais competições internacionais até o final deste ano. Os atletas russos considerados "limpos" de doping podem participar das Olimpíadas de Pequim, mas sob bandeira neutra.

tjx/bar/ehl/pel/dr/fp/mr

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Xi Jinping recebe presidente do COI a 10 dias da abertura dos Jogos de Inverno - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Esporte