Topo

Juventus derrota City e se classifica às oitavas da Champions

25/11/2015 21h15

Turim, Itália, 25 Nov 2015 (AFP) - Em jogo decisivo na briga pela hegemonia do grupo D, a Juventus venceu por 1 a 0 o Manchester City em Turim, nesta quarta-feira pela 5ª rodada do Grupo D da Liga dos Campeões, garantindo a vaga nas oitavas de final da competição e, ao mesmo tempo, assumindo a liderança da chave.

O gol do croata Mario Mandzukic, aos 18 minutos de jogo, com direito a passe do brasileiro Alex Sandro, valeu a vitória à 'Velha Senhora', que chegou a 11 pontos no 'grupo da morte', e ultrapassou o próprio City (9), que já tinha garantindo a vaga na próxima fase.

"Quero agradecer aos meus jogadores por ter conseguido a classificação com uma rodada de antecedência. Realmente, não era um grupo fácil", comemorou o técnico da Juve, Massimiliano Allegri.

O treinador do City, o chileno Manuel Pellegrini, não se mostrou tão satisfeito: "Acho que não tivemos sorte. Eles marcaram o gol num lance que, para mim, foi falta antes que Mandzukic marcasse, mas o árbitro não apitou. Depois, tivemos nossas chances, mas não marcamos".

Na outra partida da chave, o Borussia Mönchengladbach, já eliminado, goleou em casa por 4 a 1 o Sevilla, tirou do adversário de qualquer chance de classificação e chegou a 5 pontos, na 3ª posição, que dá direito a disputar a Liga Europa.

Na partida na Alemanha, os gols do 'Gladbach' foram marcados por Stindl (duas vezes), Johnson e pelo brasileiro Raffael, enquanto Vitolo e Banega diminuíram para o Sevilla, lanterninha da chave com 3 pontos.

Na 6ª e última rodada da fase de grupos, no dia 8 de dezembro, City e Juventus continuarão duelando, desta vez à distância, pela importante liderança da chave.

A Juve, que só depende dela para garantir a primeira colocação, encara na Espanha o Sevilla, enquanto o City recebe o Mönchengladbach em Manchester.

Disputa pela liderançaApesar de ter garantido a classificação às oitavas de final da Champions com duas rodadas de antecedência, o Manchester City não quis saber de poupar qualquer jogador para o confronto contra a Juventus.

As duas equipes brigam diretamente pelo primeiro lugar do grupo D, valiosíssimo para escapar no mata-mata dos pesos-pesados do continente, Barcelona e Bayern de Munique, que vêm atropelando os adversários impiedosamente nesta temporada, além do sempre perigoso Real Madrid.

Com isso em mente, Manuel Pellegrini apostou em Sergio Agüero como único atacante da equipe, apesar do argentino ter feito no fim de semana, na derrota para o Liverpool (4-1), o primeiro jogo desde que sofreu a séria lesão na coxa que o tirou dos gramados por cerca de um mês.

No meio, De Bruyne, Navas e Touré foram os responsáveis pelas armações das jogadas, enquanto a dupla brasileira Fernando e Fernandinho teve a missão de proteger a zaga.

Do lado italiano, Massimiliano Allegri tinha como objetivo dar sequência à boa fase recente da equipe, que venceu as últimas três partidas do Campeonato Italiano, no qual vem escalando a tabela.

O técnico entrou em campo com seu tradicional esquema com três zagueiros Barzagli, Bonucci e Chiellini, além do laterais Lichsteiner e o brasileiro Alex Sandro, que fizeram ótimo primeiro tempo e não deram espaço ao ataque inglês.

Juve começa forteCom Agüero sob controle, a Juve se lançou ao ataque e não demorou a abrir o placar com o croata Mario Mandzukic.

Aos 18 minutos, o francês Paul Pogba, maestro do meio de campo italiano, puxou um contra-ataque e abriu na esquerda para o brasileiro Alex Sandro, que olhou para a área e cruzou na medida para Mandzukic. O atacante ganhou no corpo do zagueiro Otamendi e mandou de primeira para as redes.

O croata ainda teve ótima chance de ampliar aos 42, depois de receber boa ajeitada de cabeça de Lichsteiner e acertar um lindo voleio, mas o goleiro Joe Hart voou para pegar no reflexo, salvando o City.

Sumido em campo, Agüero precisou contar com uma falha da Juve aos 42 para dar as caras.

No lance, Marchisio roubou uma bola na lateral e tentou recuar para Gianluigi Buffon, mas o 'Kun' apareceu para interceptar e ficar cara a cara com o veterano goleiro, que levou a melhor, travando a finalização do atacante.

No segundo tempo, o City foi logo criando uma chance de marcar aos 8 minutos com Fernando, que subiu mais que a zaga italiana num escanteio e cabeceou forte e colocado, mas Buffon foi buscar no cantinho esquerdo.

Liderança italianaNo lance, Mandzukic sentiu a coxa e precisou ser substituído logo em seguida por Álvaro Morata.

O espanhol quis mostrar serviço e na primeira bola que recebeu, aos 10 minutos, tentou encobrir Hart. A bola foi parar na trave e saiu pela linha de fundo.

Preocupado com Agüero, Pellegrini resolveu poupar seu astro no segundo tempo e promoveu a entrada de Raheem Sterling, no intuito de dar mais velocidade ao time para buscar o gol de empate.

Muito bem postada em campo, a Juve aproveitou o impeto inglês para contra-atacar e quase ampliou aos 29 minutos com Morata, que driblou dois adversários e tentou chutar colocado, mas Hart travou na hora do chute.

No fim do jogo, a Juve se contentou em segurar o resultado, sem tomar sustos graças ao ótimo setor defensivo, e desperdiçar chances de contra-atacar, geralmente errando no último passe, mas conseguiu garantir importantes três pontos contra seu maior adversário do grupo.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Juventus derrota City e se classifica às oitavas da Champions - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Esporte