Topo

Gazeta vai reprisar tri brasileiro do Flamengo em 1983, contra o Santos

Ídolo do Flamengo, Zico (d) tenta passa pela marcação santista na final de 1983 Imagem: Folhapress

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

18/05/2020 04h00

A TV Gazeta, emissora paulista com penetração em todo o país, irá reprisar no próximo domingo (24) a final do Campeonato Brasileiro de 1983, entre Flamengo e Santos. O VT da partida será uma espécie de especial dentro do programa "Mesa Redonda", tradicional debate esportivo da TV paulista exibido nas noites de dominicais.

Tal escolha chama a atenção porque a TV Gazeta é uma emissora tida como essencialmente paulista. Desde que começou a reprisar partidas no horário nobre dos domingos, apenas os quatro grandes clubes de São Paulo foram escolhidos, reforçando sua tradição local.

Relacionadas

Outro fato que chama a atenção é que, até então, não se sabia que a Gazeta tinha esta final em seus arquivos, que conta com várias raridades. A final do Brasileirão de 1983 foi transmitida naquele ano pela Globo, com final narrada por Galvão Bueno, e pela TVE do Rio de Janeiro, que gravou um VT para exibir com narração de Januário de Oliveira.

O Campeonato Brasileiro de 1983 teve 40 equipes, número normal naqueles tempos. As duas finais, em ida e volta, foram disputadas entre Flamengo e Santos. O primeiro jogo foi vencido pelo alvinegro praiano, por 2 a 1, com gols de Pita e Serginho Chulapa. Baltazar fez o gol flamenguista.

A segunda partida, que será reprisada pela Gazeta, foi no Maracanã e entrou para a história. Até hoje, o triunfo por 3 a 0 do Rubro-negro tem o maior público da história de um jogo no Campeonato Brasileiro - e dificilmente será superado. Pouco mais de 155 mil pessoas pagaram para ver mais um título da geração comandada em campo por Zico.

Zico, Leandro e Adílio marcaram os gols daquela final.

Flamengo e Santos pela final do Campeonato Brasileiro de 1983 terá exibição na íntegra. O jogo começa a partir das 21h, dentro do programa "Mesa Redonda", comandado por Flávio Prado.

A TV Gazeta de São Paulo pode ser sintonizada pelas antenas parabólicas em todo o país e também é transmitida ao vivo em seu site, 24 horas por dia. A Gazeta também pode ser vista em operadoras de TV por assinatura. No Rio de Janeiro e em Manaus, por exemplo, o assinante Net/Claro pode sintonizar a Gazeta pelos canais 187 e 687. Já quem tem Vivo TV pode ver a emissora pelo canal 518 em grande parte do Brasil.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Ao contrário do que informado anteriormente no título da matéria e na home do UOL, a Gazeta vai reprisar o tricampeonato brasileiro do Flamengo em 1983, contra o Santos, e não o bicampeonato. O erro foi corrigido.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Gazeta vai reprisar tri brasileiro do Flamengo em 1983, contra o Santos - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Futebol