Jovens brasileiros fazem "jogo da cerveja" virar coisa séria e criam a primeira liga nacional
Bruno Doro
Do UOL, em São Paulo
04/06/2012 06h00
Todo fã de filmes adolescentes conhece o BeerPong. É aquele jogo que envolve uma mesa, copos de cerveja nas pontas e uma bolinha de ping-pong voando de um lado para outro. O objetivo é acertar os copos do rival e obrigá-lo a tomar a cerveja que está lá dentro. Popular nos EUA, o “esporte” está se estruturando no Brasil e já ganhou uma liga, para uniformizar regras e a mesa em que a disputa acontece.
Pode parecer brincadeira, mas o jogo que tem como finalidade principal dar ainda mais graça às bebedeiras se tornou coisa séria para um grupo de jovens brasileiros. Gabriel Pirajá e Vinícius Feitosa, ao lado de outros seis colaboradores, fundaram no início do ano a Liga Brasileira de BeerPong. E já estão fazendo eventos para divulgar a iniciativa.
“Vários bares já nos procuraram para realizar eventos, além de pessoas interessadas em jogar o BeerPong. São pessoas que vivem em repúblicas estudantis e querem as mesas e pessoas mais velhas que buscam alternativas para os jogos de bar tradicionais”, explica Gabriel.
Percebeu o tom sério? Para eles, o “jogo da cerveja” não é brincadeira. A Liga tem regulamento oficial e produtos com sua marca. No site, os interessados podem encomendar copos com o logo e aprovados pela liga, assim como a mesa nas medidas oficiais de 2,40 m de comprimento, 60 cm de largura e 70 cm de altura. “Ainda não iniciamos as vendas, mas o número de interessados é grande”, continua Vinícius.
O empreendimento, inclusive, já atraiu a atenção do mercado publicitário. “Algumas cervejarias menores já entraram em contato para patrocinar a liga e usar o beerpong como ação de marketing. Mas ainda não estamos interessados nisso. Queremos crescer e temo condições de fazer isso, inicialmente, sem um patrocinador”, acredita Gabriel.
Deixando de lado o aspecto mais formal da história, não dá para negar que o jogo seja coisa de beberrões. O primeiro contato com a modalidade, inclusive, foi em um evento regado a cerveja. “Em 2006, eu estava em Cancún e um amigo americano perguntou se eu conhecia o Beerpong. Disse que não tinha ideia do que era e ele mostrou como se jogava”, lembra Vinícius.
Entre idas e vindas para os EUA, em 2011 ele acompanhou um torneio da Liga dos EUA de BeerPong. “Foi quando tivemos o insight. Conversei com o Gabriel para montar a liga. Já jogávamos de maneira improvisada, na mesa da casa da mãe, mas o ideal era criar equipamentos oficiais”.
SINUCA E DARDO SÃO RIVAIS NO BRASIL
Criado por jovens americanos para servir como diversão em festas, o BeerPong, no Brasil, quer se enquadrar na categoria de “jogos de bar”. Por aqui, porém, os gigantes dessa área são a sinuca e o dardo. Segundo os fundadores da liga, porém, o público alvo é diferente. “É claro que vamos disputar espaço com sinuca e dardo, mas os públicos são diferentes. O BeerPong é muito mais voltado para os jovens, é mais alegre. E tem como objetivo ficar bêbado”, ressalta Gabriel. |