Topo

Existe um homem que não deixa Sharapova em paz. E ela o agradece por isso

Maria Sharapova e seu pai, Yuri, quando ele ainda era seu técnico Imagem: Matthew Lewis/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

02/02/2015 14h00

Maria Sharapova é uma das grandes musas do esporte e coleciona fãs e admiradores pelo mundo todo, mas um homem em específico não a deixa em paz. A russa chega a temer seus telefonemas. Seu nome é Yuri Sharapov, o pai da tenista número 2 do mundo. É ele quem mais pega no pé da atleta.

Yuri ensinou Sharapova a jogar tênis e foi um de seus técnicos até 2008, sempre presente nos torneios. Desde então, ele virou uma espécie de conselheiro. E dos mais críticos. A russa sabe que após atuações ruins, mesmo com vitórias suadas contra adversárias mais fracas, Yuri irá cobrá-la bastante ao telefone.

“Quando estou para baixo ou fiz um jogo ruim não quero enfrentar uma ligação do meu pai, e faço de tudo para evitar isso ao longo do torneio. Ele me diz que às vezes me esforço muito mais do que o necessário e que se fosse mais esperta teria menos trabalho”, contou Sharapova durante o Aberto da Austrália, no qual foi vice-campeã no último fim de semana.

“Mas lá no fundo geralmente é encorajador ouvir as opiniões do meu pai porque ninguém falaria o que ele fala. Gosto de escutá-lo. É bom saber a visão de alguém que está fora da quadra”, emendou a russa.

Yuri ajudou na preparação de Sharapova no Aberto dos Estados Unidos em 2013, entre o fim da parceria relâmpago com o técnico Jimmy Connors e a chegada de Sven Groeneveld.

No entanto, para alívio da russa, isso foi uma exceção. Yuri agora acompanha as partidas de Sharapova principalmente pela televisão e pela internet. Ele tem rodado mundo esquiando e fazendo caminhadas, mas sempre encontra um tempo para ver os jogos da filha. E também para cornetá-la por telefone.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Existe um homem que não deixa Sharapova em paz. E ela o agradece por isso - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Esporte