Topo

Murray vira sobre Verdasco, evita nova zebra em Wimbledon e pega revelação na semi

Do UOL, em São Paulo

03/07/2013 15h15

Foi por muito pouco, mas Wimbledon conseguiu se livrar de uma nova – e dolorosa para os locais – zebra nesta quarta-feira. Depois de perder os dois primeiros sets para o espanhol Fernando Verdasco, o britânico Andy Murray contou com o apoio de uma barulhenta torcida para virar o jogo, fechar com 3 sets a 2 (4-6, 3-6, 6-1, 6-4 e 7-5) e avançar às semifinais do torneio. Seu próximo adversário será Jerzy Janowicz, polonês promissor que aplicou 3 a 0 no compatriota Lucasz Kubot.

Murray tinha caminho praticamente livre para chegar às semifinais. Com as quedas precoces de Rafael Nadal e Roger Federer na primeira e segunda rodadas, respectivamente, o escocês vice-líder do ranking mundial estava soberano em seu lado da chave de simples e bastava confirmar seu favoritismo para bater rivais mais fracos e chegar a uma final com o sérvio Novak Djokovic, que está na semi. Mas no meio do caminho estava Verdasco, e quase as esperanças britânicas foram pelo ralo.

Ex-jogador da elite e hoje apenas o 54º do ranking, o tenista de 29 anos está muito longe do auge que o fez integrar a “Armada Espanhola” em anos anteriores. Verdasco não chega a uma semifinal há quase um ano –a última foi em julho de 2012, em Umag (Croácia) – e ainda tem um histórico negativo em Grand Slams, com a semi na Austrália em 2009 como melhor resultado. Além disso, perdeu 8 dos 9 encontros anteriores com o rival de hoje.

Com um cenário tão propício em termos de números e ainda empurrado por toda a torcida que não chegou a lotar a quadra central de Wimbledon, Andy Murray foi surpreendido por um Fernando Verdasco agressivo do saque às devoluções. Mesmo errando muito mais do que o adversário, o espanhol se mostrou mais focado na primeira metade do jogo e deu sinais de que mais um favorito cairia neste ano tão atípico de Wimbledon.

A primeira recompensa veio no final do primeiro set. Depois de trocar bolas e games com o rival, Verdasco quebrou o serviço de Murray, fechou com 6-4 e abriu 1 a 0 no jogo. O britânico se recuperou no início da parcial seguinte e conseguiu uma quebra logo no terceiro game, mas o espanhol não esmoreceu, devolveu o ponto negativo e abriu 4-3. Com uma nova quebra e salvando dois break points no nono game, Verdasco fechou com 6-3 e ampliou para 2 a 0 sua vantagem na partida.

Ciente de que teria que jogar a vida no terceiro set, Murray partiu para o tudo ou nada e abriu incríveis 3-0 após um primeiro game arrastado. Verdasco confirmou apenas um serviço, foi quebrado novamente e viu o britânico levar a torcida ao delírio com uma vitória por 6-1.

Levemente desgastados pelo tempo de jogo e pelo sol que abriu em Londres, os dois tenistas fizeram um início de quarto set bastante equilibrado, com direito a defesas e devoluções inacreditáveis no segundo game como um peixinho de Verdasco. Entretanto, uma quebra de Murray no 4-3 ditou o ritmo a partir dali, e o britânico fechou com 6-3, levando o jogo para o quinto e decisivo set.

Massacrado nas duas parciais anteriores, Verdasco se superou no set decisivo e conseguiu recuperar o ritmo do início de jogo. Lutando ponto a ponto, os dois tenistas trocaram games até que a quebra necessária aconteceu no 11º game. Murray reverteu uma vantagem de Verdasco e conseguiu derrubar o serviço do espanhol. Em seguida, confirmou seu saque, venceu a parcial por 7-5 e carimbou passaporte para sua quinta semifinal consecutiva de Grand Slam (lembrando que ele não disputou Roland Garros 2013). Assim, segue vivo na luta por seu primeiro título em Wimbledon.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Murray vira sobre Verdasco, evita nova zebra em Wimbledon e pega revelação na semi - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Esporte