Topo

Kvitova para gritos de Sharapova, conquista Wimbledon e evita revival de musa

Atual número 8 do mundo, Petra Kvitova é 1ª tcheca a vencer Wimbledon desde 1998 Imagem: Kerim Okten/EFE

Do UOL Esporte

Em São Paulo

02/07/2011 11h36

Ex-número um do mundo, Maria Sharapova teve a torcida do noivo e o favoritismo nas costas na final de Wimbledon. A russa buscava ainda seu quarto título de Grand Slam e queria reviver o momento que lhe deu projeção mundial: a conquista em 2004 na grama inglesa. No entanto, nem os gritos surtiram efeito e a musa esbarrou na determinação de Petra Kvitova. Com 2 a 0, parciais de 6-3 e 6-4, a tcheca faturou inédito troféu e evitou revival da adversária.

O título de Kvitova encerra jejuns curiosos na história de Wimbledon. A atual número 8 do mundo é a primeira tcheca a alcançar a final feminina desde 1998. E a jovem de 21 anos repetiu a compatriota Jana Novotna ao conquistar o título de Wimbledon. A tenista também é a primeira canhota a vencer no Grand Slam britânico desde 1990 – Martina Navratilova havia sido a última.

Kvitova tinha apenas quatro títulos em sua carreira de simples. E na primeira final de Grand Slam, a tcheca faturou o título e freou a esperança de Sharapova de voltar a levantar um troféu dos principais torneios do circuito desde que operou o ombro, no final de 2008. Todas as três conquistas da russa foram anteriores à cirurgia: Wimbledon (2004), Aberto dos Estados Unidos (2006) e  Aberto da Austrália (2008).

Favorita, Maria Sharapova obteve a primeira quebra de serviço ainda no início do confronto. No entanto, sofreu com seus próprios erros e viu Kvitova mais eficiente em seus serviços. Com quatro duplas faltas cometidas e oito erros não forçados, a musa russa não conseguiu evitar a derrota por 6-3 no primeiro set.

Maria Sharapova dificultou mais a partida para Kvitova no segundo set. A tcheca passou a errar mais também. E, em parcial marcada por seguidas quebras de saque – foram duas de Sharapova e três da atual número 8 do mundo –, Kvitova levou a melhor e recolocou a República Tcheca no topo de Wimbledon sob os olhares de Navratilova.

TORCIDA EUFÓRICA DE NOIVO E FAMOSOS GRITOS NÃO SURTEM EFEITO

Clique para acessar conteúdo externo

Maria Sharapova deu seus habituais gritos em quadra. Nas arquibancadas, ganhou a ajudo de um eufórico torcedor: o noivo Sasha Vujacic. No entanto, o jogador de basquete não teve muito o que comemorar. Nada surtiu efeito. Dentro de quadra, a musa russa cometeu erros e viu a tcheca Petra Kvitova conquistar inédito título de Grand Slam. E o revival da temporada de 2004 foi adiada. Sharapova não conseguiu repetir o troféu de Wimbledon-2004.

Clique para acessar conteúdo externo

VEJA O QUE FALARAM AS TENISTAS APÓS A FINAL

Clique para acessar conteúdo externo

É difícil encontrar as palavras quando tem o troféu nas mãos e se ve todas as grandes jogadoras que estão na tribuna. Elas me inspiraram e me deram até conselhos

Clique para acessar conteúdo externo



Petra Kvitova, diante de Martina Navratilova

Clique para acessar conteúdo externo

Petra tem um grande potencial. Pode fazer grandes coisas. Já tem um título de Grand Slam e se mantiver este nível, pode ganhar mais. Fez uma grande partida aproveitando sua condição de canhota

Clique para acessar conteúdo externo



Maria Sharapova, após a derrota na final

NÚMEROS DA FINAL DE FEMININA DE WIMBLEDON 2011

Maria Sharapova

Clique para acessar conteúdo externo

0 x 2

Petra Kvitova

Clique para acessar conteúdo externo

3
Aces
1
76%
1º serviço
66%
10
Bolas vencedoras
19
12
Erros não forçados
13
3/5
Quebras de serviços
5/9

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Kvitova para gritos de Sharapova, conquista Wimbledon e evita revival de musa - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Esporte