Herzog e o novo Pelé

Filme de futebol feito há 55 anos mostrou "vida de escravo" de jogadores e descobriu promessa

Gabriel Carneiro Do UOL, em São Paulo Reprodução

Em meio a uma carreira longa e plural, o jornalista e intelectual Vladmir Herzog (1937-1975) deixou uma única obra sobre o universo esportivo. O documentário "Subterrâneos do Futebol", lançado em 1965, teve a produção geral de Thomaz Farkas (1924-2011), direção de Maurice Capovilla, 84, e chefia de produção de Vlado.

A obra ficou "escondida" em boa parte dos últimos 55 anos e foi disponibilizada em julho pelo Instituto Vladmir Herzog junto a um acervo de quase dois mil itens sobre o homem que nomeia a instituição. O objetivo do projeto é resgatar a produção de Vlado para além das já conhecidas e dolorosas circunstâncias do assassinato por agentes da ditadura militar nos anos 70.

O documentário é uma reflexão sobre as mazelas do futebol na época, como contusões em tempo de medicina pouco evoluída, poder da imprensa para destruir reputações, contratos que amarravam jogadores aos clubes, pobreza dos torcedores, violência e também a brutal concorrência dos jovens que sonhavam em virar profissionais. Um deles é personagem do filme: Luiz Carlos de Freitas, o Feijão.

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Acervo Vladimir Herzog Acervo Vladimir Herzog
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Das telonas ao futebol profissional

Quando o argentino Carlos Hugo Christensen, diretor do filme "O Rei Pelé", de 1962, abriu testes para escolher quem iria dar vida ao personagem título, mais de 2 mil jovens se candidataram, entre eles Luiz Carlos de Freitas. O jovem, então com 19 anos, foi o escolhido para interpretar o camisa 10 na adolescência porque, além da inegável semelhança física, já tinha intimidade com a bola.

Pelo trabalho, Feijão embolsou 100 mil cruzeiros, o equivalente a R$ 13 mil na cotação atual. O dinheiro foi bom, mas não resolveu a vida da família que vivia no bairro da Casa Verde, na zona norte de São Paulo. Ele queria mesmo é ser jogador profissional, e foi neste momento de sonhos e incertezas que virou personagem do documentário "Subterrâneos do Futebol".

Na época, estava na base do Palmeiras, procurando se firmar na carreira e com medo das comparações com o camisa 10 do Santos. "Feijão não pode ser Pelé, mas tem qualidades para se tornar um grande jogador", disse o técnico da seleção na época, Vicente Feola.

E Feijão chegou lá.

Ele se profissionalizou no fim de 1965. Entrou três vezes em campo pelo Palmeiras e fez um gol. Também defendeu o Corinthians, em 1969, e no mesmo ano, foi para o Santos, de Pelé. Ficou um ano, jogou 20 partidas, balançou as redes apenas uma vez, mas conseguiu atuar ao lado do Rei do Futebol.

Subterrâneos do futebol - 1965 from Canal Thomaz Farkas on Vimeo.

Carreira na Europa, lesão e vida pacata como despachante em SP

No Brasil, Feijão ainda jogou pela Portuguesa Santista e o Olaria, terceiro colocado do Campeonato Carioca de 1971. Foi vendido para o Belenenses, de Portugal, onde atuou em 67 jogos e fez 27 gols - a melhor fase da carreira. Foi vice-campeão nacional, integrou a seleção de melhores da Europa na temporada 1972/73 e chegou a negociar a ida para o Bétis, da Espanha. Até que em março de 1974 sofreu uma lesão grave no joelho e foi obrigado a se aposentar precocemente, aos 28 anos.

De volta ao Brasil, acionou velhos contatos e iniciou uma carreira como despachante. Em 1978 abriu escritório na avenida Angélica, na região central São Paulo, e se dedicou à profissão até o fim da vida.

Em 2011, em um dia normal de trabalho, passou mal e foi hospitalizado com pneumonia. Ele ficou dois dias internado e voltou para casa com recomendação de medicação e repouso.

Luís Claudio Pires de Freitas, caçula de Feijão e que nascido em Portugal, descreve os últimos momentos de vida do pai: "Ele tinha mania de esconder tudo, de ser teimoso. Mal ficou em casa e já quis sair para o Detran, para trabalhar. Um dia ele passou mal no Detran, mas não contou para ninguém. Chegou na casa da minha irmã, disse que estava cansado e foi dormir. Nunca acordou. Meu pai morreu dormindo, dia 20 de abril de 2011, com 66 anos."

Quando ele parou de jogar eu tinha uns dois anos. Meus irmãos, Mara e Júnior, viram mais. A medicina não estava evoluída, senão ele podia ter estendido a carreira. Mas depois de adulto eu percebi que ele não tinha frustração com o futebol, realizou tudo o que desejava. Eu, por exemplo, também joguei. Fui campeão da Copa São Paulo pela Portuguesa, em 1991. Estive no interior, mas era um lateral-esquerdo só mediano e não fui adiante. Ele acompanhou tudo

Luis Claudio Pires de Freitas, 48, Filho mais novo de Luiz Carlos Feijão

É emocionante ver um filme assim, da época em que meu pai ainda sonhava com uma carreira. O que eu levo de lição é nunca achar que, por você estar um pouquinho melhor, tem que esquecer de onde veio. Nossa família sempre foi muito unida. E outra coisa, além da humildade, que é a perseverança. Olha no filme onde ele estava e onde chegou. Você tem que acreditar e buscar os objetivos. Que presente assistir a isso e saber que ele chegou onde quis

Sobre o documentário que nunca tinha visto

Divulgação/Canal Thomaz Farkas

Filme com veia questionadora e viés social

Além de mostrar a luta de Luiz Carlos Feijão para se estabelecer na profissão, o documentário, que tem texto de Celso Brandão e narração de Anthero de Oliveira, reflete sobre outros problemas do futebol.

Com imagens de jogos clássicos, entrevistas com torcedores e com Feijão como um dos personagens centrais, o filme aborda a paixão do brasileiro pelo futebol e o sonho de meninos em ascender socialmente através do esporte. Ao mesmo tempo que mostra o auge do Rei do Futebol, faz um contraponto com crianças batendo bola em um campinho de terra, e avisa "a glória que chega apenas para uns poucos", concluindo que "nem todos serão Pelé."

Nos bairros pobres os meninos sem dinheiro adquirem o gosto pelo futebol. Um campo de terra, duas traves, uma bola remendada e pés no chão. Eis a fórmula para começar.
Trecho do documentário "Subterrâneos do futebol"

Os sacrifícios físicos para jogar em alto nível em um tempo de medicina menos evoluída e em que lesões decretavam aposentadorias precoces também têm espaço no filme. Assim como uma referência à suposta perseguição da imprensa no caso de suborno envolvendo Zózimo (1932-1977), campeão mundial com a seleção brasileira em 1958 e 1962. Também não ficam fora os dramas dos longos períodos de concentrações e o aprisionamento de "passes" dos jogadores.

Pelé, que fecha o documentário, sentencia: "Eu não acredito que a vida de jogador de futebol seja boa, porque é uma vida de escravo. Por trás da bela jogada está um problema humano escondido do público."

Como válvula de escape o futebol compensa uma semana de excesso de trabalho e pouco dinheiro. Quem ganha com tudo isso?".

Divulgação/Canal Thomaz Farkas Divulgação/Canal Thomaz Farkas

O que foi o longa "Brasil Verdade"?

"Subterrâneos do Futebol" foi uma das quatro partes do projeto "Brasil Verdade", produzido por Thomaz Farkas, premiado e alçado à categoria de clássico do cinema documental do país. Juntos, os filmes "Memórias do Cangaço", "Nossa Escola de Samba" e "Viramundo" discutem o panorama social do Brasil nos anos de 1960.

A intenção de Farkas era produzir "o retrato do país num filme". Para isso, convidou cineastas jovens, que ficaram famosos por sua atuação como críticos e professores ou como produtores e diretores de cinema no mundo.

Em um momento em que estão crescendo os discursos revisionistas e negacionistas da nossa história, é imprescindível preservar, manter viva e expandir nossa memória. Nesse sentido, é um privilégio para nós poder lançar luz sobre esse grande jornalista e intelectual brasileiro que foi Vladimir Herzog. Vlado foi uma pessoa extremamente influente e importante nos meios intelectuais e culturais do teatro, do cinema e da imprensa nos anos 60 e 70. Não é um exagero dizer, então, que é fundamental que cada vez mais pessoas e gerações possam conhecer sua vida e obra porque elas são partes importantes da história e da cultura brasileiras

Lucas Paolo Vilalta, coordenador do Memória, Verdade e Justiça no Instituto Vladimir Herzog

Queremos que as pessoas conheçam o Vlado, não apenas por sua trágica morte, mas por tudo que ele fez em vida, o que realizou, o que pensava, o que pesquisava. A missão do Instituto Vladimir Herzog é celebrar a vida do Vlado, isto significa defender os seus valores e compromissos inalienáveis: lutar pelos direitos humanos e pela educação, por uma cultura de paz e pelo aperfeiçoamento da democracia, pelo bom jornalismo e pela liberdade de expressão, por uma sociedade solidária e justa. Indicamos que conheçam as cartas ou artigos, e perceberão a extrema atualidade das discussões que ele travava com seus contemporâneos

Sobre a missão do Instituto Vladimir Herzog

Herzog era fã de futebol?

Bate-bola com Luis Ludmer, curador do acervo e coordenador da pesquisa.

É possível afirmar que "Subterrâneos do Futebol" é a única produção do Herzog que teve o futebol como pano de fundo ou há mais material?

"De fato, esta é a única produção em vídeo sobre futebol que Vlado fez. Talvez exista alguma matéria jornalística feita por ele tendo o futebol como tema ainda não localizada. Vale lembrar que, como jornalista, Vlado cobriu a Copa do Mundo de 1966. Contudo tratava-se de cobertura radiofônica gravada e editada, não era ao vivo. O próprio título "Subterrâneos do Futebol" já indica por onde se dá o interesse do Vlado pelo tema. São as questões sociais subjacentes ao esporte e pouco debatidas à época. Vlado tinha este interesse específico por temáticas sociais e qualquer pauta que lhe era incumbida, (como o futebol, no caso) muitas vezes, ganhava estes contornos críticos e analíticos das questões sociais brasileiras."

Quais são as outras pérolas de que dispõe o arquivo? O que há de mais curioso na vasta produção do Herzog recentemente disponibilizada?

"Usando a ferramenta de busca do Acervo Vladimir Herzog com a palavra "futebol" surgiram duas cartas enviadas por Vlado para o cineasta Jean-Claude Bernardet e uma para o Alex Viany nas quais comenta sobre o filme "Subterrâneos do Futebol". Nós, que fizemos a pesquisa, gostamos muito das cartas escritas pelo Vlado, porque é nelas que encontramos sua voz em primeira pessoa. Para os jornalistas de gerações mais velhas, o que chama bastante a atenção são os exemplares digitalizados da revista "Visão", um periódico bastante importante no panorama político e cultural da primeira metade da década de 1970, quando Vlado foi seu editor de cultura. Para os amantes do cinema, os filmes, as resenhas e matérias de cobertura de festivais são de grande interesse. Tanto a correspondência quanto a Coleção Amigos do Vlado, com uma série de 12 entrevistas com pessoas que conviveram com ele em diferentes períodos de sua vida são os pontos de contato mais humanos que há do acervo em um esforço de mostrarmos não só o que foi produzido em vida por ele, mas também quem ele era. Uma pérola do acervo são os documentos que mostram que Vlado participou, quando adolescente, de um grupo de teatro amador junto com a Lélia Abramo. Isso nem a família dele sabia. Outra peculiaridade é que encontramos a carta original escrita por Zigmund Herzog para seu filho Vlado, em 1968, narrando os horrores vividos pela família Herzog durante a Segunda Guerra Mundial para que ele nunca esquecesse das origens de sua família na ex-Iuguslávia."

Quanto tempo durou a pesquisa para criação do acervo digital?

A pesquisa para a construção do acervo digital durou dois anos e contou com mais de dez pesquisadores, se somados os que também participaram da exposição "Ocupação Vladimir Herzog", no Itaú Cultural, em 2019. Como o texto de apresentação do projeto já avisa, este é um acervo que toma emprestado de muitos outros acervos diversos documentos, posto que pouco havia sido guardado pela família e a produção jornalística não era patrimônio do Instituto Vladimir Herzog.

O que é possível dizer sobre a relação do Herzog com esporte, com futebol? Ele tinha time do coração? Sabe-se se acompanhava?

Vlado não tinha apreço específico por esportes. Quem conviveu com ele nos conta que era um tipo sério, franzino, com um humor inteligente e muito leal a seus amigos. Ivo Herzog, seu filho, é um corintiano fervoroso. Lucas Herzog, filho de Ivo, neto de Vlado, também é corintiano. O que sei é que o gosto por esportes dos filhos e neto não foi hereditário. Os interesses de Vlado eram mais ligados às artes e à cultura em geral, nacional e estrangeira. Ele gostava muito de óperas, de teatro e de cinema, sendo o último o tema mais tratado em suas matérias jornalísticas. A profissão de cineasta foi um sonho nunca realizado. Segundo Clarice Herzog, quando Vlado estava pronto para começar a fazer seus primeiros documentários, ao deixar a editoria de cultura da revista Visão, ele morreu."

Reprodução

Cinema de futebol no país: hora do boom?

Apesar de o futebol ser o esporte preferido dos brasileiros, a tabelinha com o cinema ainda não é uma das mais frutíferas. A maior parte dos filmes produzidos sobre o tema ainda é de obras documentais, como "Subterrâneos do Futebol".

Foi só em 2010, que o país passou a ter um festival de cinema e futebol para chamar de seu, o CINEfoot. O evento é o principal promotor e exibidor de filmes sobre o esporte no Brasil, dando visibilidade a produções na área.

Há dois anos, o filme "Don Diego - carne, osso e coração", que aborda o último ano da carreira do zagueiro uruguaio Diego Lugano pelo São Paulo, foi premiado como o melhor do ano. O clube apoia a produção, o que exemplifica uma nova modalidade do nicho: entidades diretamente envolvidas com o esporte podem se dedicar ao cinema.

Ano passado, o Corinthians produziu o documentário "Trintou", sobre o tricampeonato paulista, disponibilizado no YouTube. A Conmebol, por sua vez, lançou uma minissérie de seis capítulos sobre o título do Flamengo na Libertadores, chamada "A Glória Eterna".

A ampliação do leque de produtores vai ao encontro de um aumento do consumo de obras audiovisuais. O Brasil é o sexto maior consumidor mundial de streaming de filmes e séries do mundo. E as grandes histórias do esporte continuam se multiplicando dia a dia. "Subterrâneos do Futebol", Canal 100 e "Boleiros" pavimentaram uma estrada ainda pouco explorada.

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