Uma vantagem que não diminui
Um empate contra o lanterna do Campeonato Brasileiro era a última coisa que o líder Palmeiras precisava. O time de Luiz Felipe Scolari vinha embalado por um belo 3 a 0 sobre o Fluminense, lutava para aumentar a vantagem e chegar à próxima quarta-feira com uma mão no título brasileiro.
Em campo, no entanto, as coisas não funcionaram muito bem para os paulistas. O Paraná Clube, já rebaixado para a Série B, abriu o placar e o Palmeiras precisou de um pênalti convertido por Gustavo Scarpa para evitar a derrota. Resultado: Paraná 1 x 1 Palmeiras. Mas como já virou a marca dessa campanha alviverde, a sorte estava ao lado do Palestra.
Com o 1 a 1 em Londrina, o Palmeiras quebrou um recorde: é o primeiro time da Era dos Pontos Corridos a ficar 20 partidas seguidas sem perder no Brasileirão. Apesar do tropeço, o Palmeiras segue com cinco pontos de frente para seus rivais, o mesmo número do início da rodada. Desde que o time assumiu a liderança, na 27ª rodada, a história é sempre a mesma.
Desde então, o Palmeiras disputou oito partidas, incluindo cinco vitórias. Nas outras três partidas, seus rivais sempre perderam a chance de aproveitar os tropeços. Quando o Palmeiras empatou em 1 a 1 com o Atlético-MG, pela 33ª rodada, o Internacional também empatou (com o Ceará em 1 a 1), enquanto o Flamengo perdeu para o Botafogo por 2 a 1. O outro empate foi contra o Flamengo, 1 a 1 no Rio de Janeiro, pela 31ª rodada – no mesmo dia, o Inter ficou no 1 a 1 contra o Vasco.
Neste fim de semana, pela primeira vez um de seus concorrentes, no caso, o Flamengo, somou mais pontos do que o Palmeiras na mesma rodada desde que o time assumiu a primeira colocação. O rubro-negro carioca fez 1 a 0 no Sport, fora de casa. Mesmo assim, os cinco pontos de vantagem dos paulistas sobre o segundo colocado seguem os mesmos, já que o antigo vice-líder, o Internacional foi derrotado pelo Botafogo, no Rio de Janeiro, por 1 a 0.
Agora, restam apenas três jogos para cada um dos três primeiros colocados. Com cinco pontos de frente, o Palmeiras pode ser campeão já na próxima rodada, caso vença o América-MG e o Flamengo e o Inter não ganhem seus duelos. Se o Palmeiras voltar a empatar, a definição do título será adiada, independentemente dos resultados dos adversários.