Topo

Alemã nega ter maltrado cavalo no pentatlo e lamenta ódio na internet

Annika Schleu, da Alemanha, é acusada de maus tratos durante pentatlo moderno Imagem: Ivan Alvarado/Reuters

Do UOL, em São Paulo

19/08/2021 13h33

A atleta alemã Anikka Schleu, marcada pelas imagens em que chicoteava o calo Saint Boy no pentatlo olímpico, negou ter maltratado o animal. Em entrevista ao jornal 'Die Zeit', Anikka lamentou ainda o ódio que vem recebendo na internet desde o fim dos Jogos de Tóquio.

"Não tratei o cavalo com extrema severidade. Eu tinha um chicote comigo que foi verificado de antemão. Exatamente como as esporas. O ódio que encontrei nas redes sociais mascarou a decepção com a medalha perdida", afirmou a atleta.

A técnica de Anikka, Kim Raisner, foi expulsa das Olimpíadas após a divulgação de imagens em que batia no animal. O cavalo Saint Boy se recusou a saltar os obstáculos durante a prova de hipismo, o que fez Anikka e a treinadora se desesperarem com o animal: "Comecei a chorar relativamente rápido. Eu estava tão tensa porque percebi que a competição poderia acabar antes mesmo de eu começar a cavalgar. Foi uma situação difícil e desesperadora para o cavalo e para mim", ressaltou ela.

O pentatlo moderno é composto por cinco modalidades diferentes: esgrima, natação em estilo livre, hipismo e um evento final combinado de tiro ao alvo e corrida. Na fase de hipismo no pentatlo moderno, os atletas têm vinte minutos para se acostumar com um animal sorteado pela organização da prova.

A forma como a equipe alemã reagiu diante da recusa de Saint Boy nas Olimpíadas fez a União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) anunciar que está formando um grupo de trabalho para revisar a etapa equestre da modalidade.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Alemã nega ter maltrado cavalo no pentatlo e lamenta ódio na internet - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Olimpíadas 2020