Topo

MMA


10 histórias mostram que Chael Sonnen não é o vilão que você pensa

Maurício Dehò

Do UOL, em São Paulo

20/03/2014 06h00

É normal para os brasileiros alimentar um ódio mortal por Chael Sonnen. Afinal, são anos de rivalidade com lutadores brasileiros e inúmeras provocações pesadas que o norte-americano já fez em direção ao país, citando elementos culturais, mulheres de atletas e outras tiradas de um humor duvidoso. Mas este é o personagem Sonnen. Por trás disso há um outro cara, e ele é bem mais bonzinho do que você imagina.

O Chael que mora em West Linn, Oregon (EUA), tem muito mais jeitão de bom-moço. Apesar de já ter enfrentado um problema com a justiça, acusado de lavagem de dinheiro quando era corretor imobiliário, o real Chael Sonnen é um homem de família, preocupado com os jovens e muito, muito discreto.

Obviamente todos estão ansiosos pelas confusões que Sonnen e Wanderlei vão gerar neste TUF Brasil 3 - que tem inclusive uma promessa de briga de fato entre eles. Enquanto elas não vem, conheça o lado oculto do falastrão:

1. O homem da caridade

Chael Sonnen não faz propaganda, não tem fotos com criancinhas e não fica falando por aí. Mas uma das suas coisas preferidas quando volta à cidade de West Linn é visitar o projeto All-Phase Wrestling. Ele, que é oriundo da luta olímpica, é um dos professores deste projeto sem fins lucrativos desde 2001. Mais que isso, ofereceu-se para dar aulas de graça para crianças e jovens carentes que buscam no esporte uma motivação e o faz regularmente.

2. Caseiro

3. O presente para um garoto com câncer no cérebro

4. Apoio a um lutador desconhecido

Em 2009, logo após participar dos Jogos de Pequim-2008, o praticante de luta olímpica Andy Hrovat queria ir à Rússia praticar a modalidade. E foi. Num belo dia, ele recebeu um envelope com um cheque de US$ 4 mil, o que rendia mais de um mês de despesas na Rússia. Tudo isso só porque Sonnen leu sua história, achou uma grande ideia e resolveu ajudá-lo.

5. O técnico motivador

6. O UFC precisou, é só chamar

Pode parecer que Sonnen causa muitos problemas pelo estilo falastrão. Mas, além de vender suas lutas como ninguém, ele também está disponível SEMPRE que o UFC precisa. Quando Dan Henderson saiu do card em que enfrentaria Jon Jones dez dias do evento, quem foi o único a se oferecer? Sonnen - mas Jones se recusou a enfrentá-lo. Quando Rashad Evans não pôde encarar Daniel Cormier, quem apareceu? Sonnen de novo. O mesmo aconteceu quando Minotouro não pode encarar Shogun. “Basta dizer meu nome”, ele costuma dizer.

7. Carinho com os fãs

8. Companheiro solidário

Se um lutador se aproxima de Sonnen e pede por uma oportunidade para treinar, vai tê-la. Por muito tempo o norte-americano hospedou em sua própria casa os colegas que iam para o Oregon treinar – mas isso gerou algumas confusões, que o diga Yushin Okami, que quase tomou um tiro de sua mãe. Hoje, ele tem uma casa só para receber lutadores, para que eles tenham poucas preocupações e possam focar apenas em treinar durante suas visitas.

9. Homenagem a garota com câncer 

10. Inveja de Anderson Silva

Demorou muito para Chael Sonnen superar a histórica rivalidade com Anderson Silva. Mas hoje ele inclusive admite que tinha inveja do adversário. Em entrevista a Angélica, no programa “Estrelas”, ele afirmou: “Sou adulto e assumo minhas palavras. Sentia inveja do Anderson ao vê-lo lutar pela televisão. Queria encarar ele e vencer.”

 

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

10 histórias mostram que Chael Sonnen não é o vilão que você pensa - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


MMA