Topo

Zeca se destaca na lateral-esquerda e surge como possível solução para um problema crônico do Vasco

17/04/2021 07h30


Nas últimas temporadas, uma posição específica foi bastante questionada pela torcida do Vasco: a lateral-esquerda. Muitos jogadores passaram por ela, mas nenhum se firmou a ponto de conquistar os torcedores e ter uma sequência de boas atuações. O campeão Olímpico pela Seleção Brasileira em 2016, Zeca, chegou neste início de temporada e tem feito bons jogos, que animaram os vascaínos.

> Confira a classificação do Campeonato Carioca


A busca pela recuperação do prestígio e crescimento na carreira

Ao assinar com o Vasco, Zeca estava em baixa na carreira e não vivia o seu melhor momento. Com muita qualidade, o jogador buscava novos ares para reconquistar a confiança e voltar a crescer na carreira. Aos 26 anos, o lateral teve passagens por Internacional e Bahia, porém não conseguiu se firmar e relembrar aquele atleta do Santos, que chegou a ser cogitado por clubes europeus.

Polivalente, o lateral também pode atuar na direita em determinados momentos que o treinador precisar. Com qualidade, desde sua estreia contra a Caldense, já foram sete partidas, com um gol, de fora da área, no empate contra o Madureira. Dentro do esquema de jogo apoiado do técnico Marcelo Cabo, os laterais usam bastante o corredor, com infiltrações e tabelas.

Diante do Flamengo, o time da Cruz de Malta quebrou um longo jejum de 17 jogos sem vencer o rival. Segundo os números do 'Footstats', Zeca foi o jogador do Vasco com o maior número de passes 29 (23 certo e 6 errados) no confronto. Em finalizações, o lateral repetiu o feito, e liderou essa estatística com 3 chutes a gol (2 certos e 1 errado).

Nos cruzamentos, ele errou mais que acertou segundo os números (1 certo e 3 errados), porém partiu dele a cobrança de escanteio na cabeça de Léo Matos, que abriu o placar logo aos 5 minutos do primeiro tempo. Além disso, foram sete rebatidas, e uma falta sofrida, números que empolgam o torcedor carente de um lateral mais eficiente.

Restam dois jogos para o fim da Taça Guanabara, e o Cruz-Maltino precisa de uma combinação de resultados para garantir a vaga. Porém, o mais importante tem acontecido: Cabo montou uma espinha dorsal da equipe. Sendo assim, ele tem em mente um time-base para a disputa da competição mais importante da temporada: Série B. E Zeca é uma peça importante no esquema do treinador, tanto nos escanteios, quando na marcação, e nas jogadas em profundidade.

E MAIS:

Relacionadas

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Zeca se destaca na lateral-esquerda e surge como possível solução para um problema crônico do Vasco - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Futebol