LDU vence o Fortaleza nos pênaltis e conquista a Sul-Americana

A LDU é campeã da Sul-Americana. Hoje (28), depois de um empate por 1 a 1 com o Fortaleza, a decisão, disputada em Maldonado, no Uruguai, foi para os pênaltis e os equatorianos levaram a melhor vencendo por 4 a 3. Brilhou o goleiro Dominguez, com três defesas. Lucero marcou para o time brasileiro, Alzugaray para os equatorianos no tempo normal.

Tem que levantar a cabeça e dar parabéns para todo mundo. Pênaltis é detalhe. Fizemos um grande jogo, tivemos duas ou três grandes chances e não fomos competentes".
Tinga, capitão do Fortaleza

O bicampeonato ocorre novamente sobre um time brasileiro. Em 2009 a vítima da LDU foi o Fluminense. A conquista mantém a hegemonia do Equador na competição, cujo atual campeão era o Independiente del Valle. É o terceiro título do país nas últimas cinco edições da competição.

Tensão nas cobranças. Paolo Guerrero abriu as cobranças para LDU e perdeu. João Ricardo defendeu. Depois, Galhardo, Pikachu e Tinga marcaram. Romero, Pedro Augusto e Brítez perderam, para o Leão. Alzugaray, Martínez, Julio e Piovi fizeram, Alvarado errou para LDU.

Além da taça, a Sul-Americana vale vaga na próxima Libertadores, na disputa do título da Recopa e ainda no Desafio de Clubes Uefa-Conmebol, ainda não confirmado no calendário.

Como foi o jogo

Teve apoio e mosaico. Com capacidade para 25 mil torcedores, o estádio Domingo Burgueño Miguel esteve perto de sua lotação máxima. Os brasileiros presentes deram show desde antes de a bola rolar, com mosaico, bandeiras e muito apoio. Os equatorianos também estiveram presentes e criaram um bonito ambiente ao longo do duelo.

Fortaleza e LDU se estudaram bastante, mas criaram poucas chances no primeiro tempo. O início do duelo decisivo foi muito disputado, mas brasileiros e equatorianos quase não frequentaram a área rival. Sobrou força, faltas, divididas fortes e reclamação, mas raros foram os momentos de gol.

Continua após a publicidade

Tudo mudou no segundo tempo. Logo nos primeiros minutos, o Fortaleza abriu o placar com Lucero. Porém, pouco depois a LDU contou com uma linda jogada de Alzugaray para empatar. O jogo ficou aberto e as chances que faltaram no início sobraram no final, que levou o jogo para a prorrogação. No tempo extra, ninguém balançou as redes e a decisão foi para os pênaltis.

Gols e melhores momentos

Marinho não chuta! Aos 17 minutos do primeiro tempo, Marinho foi lançado, entrou na área, mas demorou para chutar e perdeu a oportunidade.

Para fora! Aos 21 minutos, Quintero cabeceou forte, mas a bola passou sobre o gol.

João Ricardo! Julio sai do marcador e fica cara a cara com o goleiro, que defende a batida, no começo do segundo tempo.

Continua após a publicidade

1 x 0 Fortaleza! Pochettino cruza da direita e Lucero coloca na rede, aos três minutos do segundo tempo.

Imagem
Imagem: Pablo PORCIUNCULA / AFP

1 a 1! Alzugaray se livrou de dois marcadores e deu um potente chute em curva para empatar o jogo.

Pegou Dominguez! Pikachu bateu forte, de longe, e o goleiro da LDU espalmou, aos 20 do segundo tempo.

Imagem
Imagem: Alejandro Aparicio / AFP

Pegou João Ricardo! Martínez bateu de fora da área e João Ricardo se esticou todo para colocar para escanteio, com 45 do segundo tempo.

Continua após a publicidade

Por pouco! Tinga concluiu de cabeça após escanteio, mas foi para fora, aos seis minutos do primeiro tempo da prorrogação.

FICHA TÉCNICA
Fortaleza 1 (3) x 1 (4) LDU
Competição
: final da Copa Sul-Americana
Data e horário: 28/10/2023 (Sábado), às 17h (de Brasília)
Local: estádio Domingo Burgueño Miguel, em Maldonado (URU)
Árbitro: Jesus Valenzuela (VEN)
Assistentes: Jorge Urrego e Tulio Moreno (ambos venezuelanos)
VAR: Jorge Baliño (ARG)
Cartões amarelos: Caio Alexandre, Guilherme, Brítez (FOR); Guerrero, Piovi (LDU)
Gols: Lucero, do Fortaleza, aos três minutos do segundo tempo; Alzugaray, da LDU, aos 11 minutos do segundo tempo;

Fortaleza: João Ricardo; Tinga, Brítez, Titi e Bruno Pacheco; Caio Alexandre (Lucas Sasha), Zé Welison (Thiago Galhardo) e Pochettino (Pedro Augusto); Marinho (Machuca), Lucero (Romero) e Guilherme (Pikachu). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.

LDU: Domínguez; Quinteros, Ade, Rodríguez e Quiñónez (Ramírez); Martínez, Piovi, González (Alvarado) e Jhojan Julio; Ibarra (Alzugaray) e Paolo Guerrero. Técnico: Luis Zubeldía.

Deixe seu comentário

Só para assinantes