Topo

Copa 2023: Nigéria vence a Austrália, assume a ponta e complica anfitriã

Kanu, da Nigéria, comemora gol contra a Austrália pela Copa do Mundo feminina Imagem: Justin Setterfield/Getty Images

Do UOL, em São Paulo e em Brisbane (AUS)

27/07/2023 09h06

Classificação e Jogos

A Nigéria é a nova líder do Grupo B da Copa do Mundo feminina. De virada, a seleção venceu a anfitriã Austrália hoje (27) por 3 a 2 e calou os mais de 49 mil presentes no Suncorp Stadium, em Brisbane (AUS). Van Egmond e Kennedy, pela Austrália e Kanu, Ohale e Oshoala, pela Nigéria, fizeram os gols.

Resultado complicou a sequência da Austrália no Mundial. As Matildas caíram para a terceira colocação e precisam de um triunfo contra o Canadá para depender apenas de si para avançarem às oitavas.

Por outro lado, a Nigéria assumiu a ponta e encaminhou a vaga para o mata-mata. A seleção tem os mesmos quatro pontos do Canadá, e encara a lanterna Irlanda na última rodada.

Além de Sam Kerr, Austrália não teve Fowler e Luik. Antes da partida, a Austrália informou que Kerr seguia com problema na panturrilha, enquanto as outras duas atletas sofreram concussão.

Na sequência, Austrália enfrenta o Canadá, e a Nigéria encara a Irlanda. Os jogos serão na segunda-feira (31), às 7h (de Brasília).

Como foi o jogo

Austrália rondou a área, e a Nigéria buscou contra-ataques. Querendo a vitória para ir às oitavas antecipadamente, as australianas, propuseram o jogo, trocando passes na área adversária, mas pouco ameaçaram a seleção nigeriana que, por sua vez, tentava - sem muito perigo — roubar a bola e partir em velocidade.

Gols? Só nos acréscimos. Após um primeiro tempo de poucas chances de gol, Austrália e Nigéria resolveram balançar as redes nos acréscimos e ir para o vestiário com 1 a 1. As Matildas saíram na frente aos 46 e, aos 50, Kanu deixou tudo igual.

Austrália manteve ritmo, mas quem marcou foi a Nigéria. Empurradas pela torcida, as Matildas seguiram no ataque, buscando especialmente os lados do campo, mas quem saiu na frente foi a Nigéria que, mais organizada, virou o jogo em cobrança de escanteio e, após falha da zaga australiana, fez 3 a 1.

Matildas vieram para o abafa, e furaram a "retranca" nigeriana. As australianas buscaram o resultado até o último minuto, levando perigo especialmente nas bolas paradas, e chegaram ao 3 a 2 em cobrança de escanteio que contou com a goleira Arnold no ataque, mas não conseguiram o empate.

Lotado

O estádio ficou tomado de torcedores com camisas, gorros, bandeiras, cachecóis e vários cartazes para as Matildas. A Austrália também conta com uma espécie de torcida organizada que toca instrumentos e apoia durante todo o jogo. O clima na partida era bastante familiar, com várias crianças entre os espectadores. Havia também nigerianos presentes para apoiar a seleção nacional.

Gols

Austrália abriu o placar. Nnadozie cobrou tiro de meta e deu a bola de presente para as australianas. Foord avançou em velocidade pela esquerda, cruzou para Van Egmond, que mandou no canto esquerdo e saiu para o abraço.

Kanu deixou tudo igual. Aos 50 minutos do primeiro tempo, Ajibade recebeu pela esquerda, cortou para o meio e finalizou, mas a bola desviou e sobrou para Kanu na segunda trave, que deixou tudo igual.

Virada nigeriana. Aos 19 minutos do segundo tempo, Ucheibe cobrou escanteio pela esquerda, Van Egmond cortou parcialmente, Alozie ajeitou, Ajibade cabeceou cruzado, e Arnold fez uma grande defesa. No rebote, Ohale cabeceou quase em cima da linha e estufou a rede.

Mais um! Aos 27 minutos do segundo tempo, Payne fez um lançamento da intermediária, Kennedy e Arnold se desentenderam e Oshaola aproveitou para fazer o terceiro.

Kennedy diminui. Aos 54 minutos do segundo tempo, Kennedy diminuiu em cobrança de escanteio de Cooney-Cross.

FICHA TÉCNICA

Austrália 2 x 3 Nigéria

Competição: 2ª rodada do Grupo B da Copa do Mundo feminina
Data e horário: 27 de julho de 2023, às 7h (de Brasília)
Local: Suncorp Stadium, em Brisbane, na Austrália
Arbitragem: Esther Staubli
Assistentes: Katrin Rafalski e Susann Küng
Cartões amarelos: Aloize (Nigéria); Foord (Austrália); Oshoala (Nigéria)
Gols: Van Egmond (Austrália), aos 46 minutos dos segundo tempo; Kanu (Nigéria), aos 50 minutos do primeiro tempo; Ohale (Nigéria) aos 19 minutos do segundo tempo; Oshoala (Nigéria), aos 27 minutos do segundo tempo; Kenney (Austrália), aos 54 minutos do segundo tempo.
Público: 49.156

AUSTRÁLIA: Arnold; Kennedy, Hunt, Carpenter e Catley; Gorry e Cooney-Cross; Raso (Chidiac), Van Egmond e Vine (Polikinghorne); Foord. Técnico: Tony Gustavsson

NIGÉRIA: Nnadozie; Alozie, Ohale, Demehin e Plumptre (Ogbonna); Payne (Ebi), Ucheibe e Ayinde (Echegini); Kanu (Oshoala), Onumonu (Okoronkwo) e Ajibade. Técnico: Randy Waldrum

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Copa 2023: Nigéria vence a Austrália, assume a ponta e complica anfitriã - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Copa do Mundo Feminina 2023