Topo

Por que Palmeiras não conta com López e Merentiel, mas Cerro terá reforços?

Flaco López, jogador do Palmeiras, em treino na Academia de Futebol Imagem: Cesar Greco/Palmeiras

Diego Iwata Lima e Marcel Rizzo

Do UOL, em São Paulo

28/06/2022 04h00

Assim como o Palmeiras, o Cerro Porteño-PAR, rival alviverde na luta pela vaga nas quartas de Libertadores, fez duas contratações desde o término da fase de grupos da competição. Mas, diferentemente do Verdão, os paraguaios poderão escalar os atacantes Federico Pachi Carrizo e Braian Samudio no confronto. Já Miguel Merentiel e Flaco López, os reforços do time paulista, vão assistir à eliminatória pela TV.

Por determinação da Fifa, a CBF estipula, anualmente, duas janelas de transferências para o futebol brasileiro. A primeira, longa, foi de 1º de fevereiro a 25 de abril. A segunda, que ainda está fechada, teve duração definida para acontecer entre 18 de julho e 15 de agosto. Ou seja, sem tempo para os clubes brasileiros fazerem inscrições para as oitavas do torneio sul-americano.

As datas das janelas foram definidas em novembro de 2021 pela CBF e Fifa. Já as datas das oitavas da Libertadores foram definidas pela Confederação Sul-Americana (Conmebol) três meses antes, em agosto.

Quando a CBF decidiu e divulgou os prazos da janela nacional, portanto, as datas das oitavas da Libertadores já eram conhecidas. Desde o início das tratativas para definição da data, a confederação e os clubes brasileiros não se atentaram ao fato de que isso significaria uma desvantagem aos rivais do continente.

O UOL Esporte apurou que a mudança da data da janela atualmente fechada, aliás, foi uma demanda dos clubes brasileiros, que queriam que seu fechamento se aproximasse da data final para inscrição no Brasileiro. O regulamento do Nacional permite inscrições até 26 de agosto. E com a janela fechando no fim de julho, como era antes, havia um grande hiato entre os dois prazos finais, o que era visto como um dificultador nas negociações.

Vale frisar, no entanto, que a data anterior da janela, entre 1º e 30 de julho, também já não permitiria aos clubes do Brasil inscrever jogadores para as oitavas da Libertadores. Além do Brasil, apenas o futebol venezuelano, que não tem nenhum time nas oitavas da Libertadores, também tem a janela de transferências fechadas no momento.

Assim como o Cerro e o também paraguaio Libertad, que enfrenta o Athetico-PR; Boca Juniors (ARG), que pega o Corinthians; Tolima (COL), adversário do Flamengo; Emelec (EQU), rival do Atlético-MG, e Estudiantes (ARG), que encara o Fortaleza, também poderão colocar reforços em campo e levar vantagem na disputa.

Reforços do Cerro chegam cercados de confiança

Tanto Pachi Carrizo quanto Braian Samudio chegam para serem grandes nomes no time do Cerro Porteño.

Carrizo já passou pelo clube antes e deixou saudade. Na primeira fase da Libertadores deste ano, o argentino de 31 anos atuou pelo Peñarol (URU). Mas deixou os Carboneros e decidiu regressar ao Paraguai.

Já Samudio, que passou pelo futebol brasileiro no início de sua carreira — jogou no União Barbarense, Boa Esporte e Guarani — é jogador da seleção do Paraguai, tendo disputado jogos das eliminatórias e a Copa América.

Antes de chegar ao Cerro, estava no Toluca (MEX) e passou quatro temporadas no Rizespor (TUR), onde anotou 39 gols. Ele foi artilheiro da segunda divisão da Liga Turca na temporada 2017-18, com 20.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Por que Palmeiras não conta com López e Merentiel, mas Cerro terá reforços? - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Palmeiras