Topo

Portugal busca empate com Espanha no fim em jogo que teve CR7 na reserva

Seleção portuguesa arrancou empate já nos minutos finais de partida, disputada em Sevilha e válida pela Liga das Nações Imagem: Angel Martinez - UEFA/UEFA via Getty Images

Do UOL, em São Paulo

02/06/2022 17h36

Classificação e Jogos

Espanha e Portugal iniciaram suas trajetórias na Liga das Nações com um empate em 1 a 1, em jogo disputado na tarde de hoje em Sevilha.

Com o resultado de igualdade, as seleções somaram um ponto cada no grupo B, que tem ainda República Tcheca e Suíça — os tchecos venceram os suíços por 2 a 1 e lideram a chave.

Cristiano Ronaldo, astro português, iniciou a partida no banco de reservas por opção do técnico Fernando Santos. Ele foi acionado somente no 2° tempo.

O UOL Esporte resumiu o que foi o confronto ibérico entre as seleções europeias. Confira abaixo:

CR7 em momento raro

Antes do apito inicial, já com as escalações divulgadas, houve grande surpresa por parte dos torcedores.

O motivo? Cristiano Ronaldo, maior nome da seleção portuguesa, iniciou a partida em um lugar incomum: no banco de reservas.

O jogador do Manchester United passou a maior parte do jogo na beira do campo e entrou somente na etapa final.

Cristiano Ronaldo abraça companheiros reservas da seleção portuguesa antes de jogo contra Espanha Imagem: Angel Martinez - UEFA/UEFA via Getty Images

Um erro aqui, um acerto ali

O confronto ibérico começou com as equipes tentando, sem sucesso, criar jogadas de perigo e valorizar a posse de bola.

O primeiro grande perigo saiu aos 17 minutos em uma jogada dos visitantes: Raphael Guerreiro se infiltrou pelo lado esquerdo e acionou Rafael Leão. O atacante, já dentro da área, chutou e errou o alvo defendido por Unai Simón.

Quem mostrou eficiência, sete minutos depois, foi a Espanha. Em erro de passe português no setor ofensivo, o jovem Gavi recuperou a posse para os mandantes, puxou o contra-ataque com liberdade e fez o passe em direção a Morata.

O atacante confundiu os adversários ao deixar a bola passar para Sarabia e correu para a área, recebendo do colega já em condições de bater para o fundo do gol de Diogo Costa: 1 a 0.

O meio-campista Soler, em outra boa jogada de Gavi, teve a chance de ampliar pouco depois em dois chutes no mesmo lance, mas parou no arqueiro português na 1ª tentativa — no rebote, finalizou por cima.

Morata superou Diogo Silva e marcou para a Espanha na partida contra Portugal Imagem: Angel Martinez - UEFA/UEFA via Getty Images

Vai pra onde, Simón?

Aos 33 minutos, Portugal quase empatou em um momento de "apagão" do goleiro Simón.

Otávio recebeu de Cancelo e, na intermediária da defesa espanhola, buscou André Silva em um passe em profundidade. No momento do passe, o arqueiro ameaçou sair do gol e escorregou.

Para a sorte dos mandantes, o atacante dominou, girou e acabou finalizando para fora da meta adversária. Foi a última grande oportunidade da etapa inicial.

Ritmo frenético e Cristiano em campo

O 2° tempo começou com Portugal tentando acelerar as jogadas de ataque para cima da Espanha, que respondia com contra-ataques também em velocidade.

Aos 13 minutos, em um lançamento despretensioso do goleiro da seleção visitante, André Silva recebeu e, com categoria, limpou o lance. Ele rolou de lado para Rafael Leão, que obrigou Simón a fazer linda defesa e evitar o empate.

Foi neste momento que Cristiano Ronaldo, ao lado de Gonçalo Guedes, foi chamado por Fernando Santos para entrar. Vaiado pelos espanhóis, ele recebeu a braçadeira de capitão assim que apareceu no gramado. A Espanha respondeu também com duas alterações: Olmo e Koke substituíram Ferrán Torres e Soler.

Cristiano Ronaldo entrou em campo no 2° tempo da partida entre Espanha e Portugal Imagem: Marcelo Del Pozo/Reuters

Espanha neutraliza, mas falha e cede empate

As substituições surtiram mais efeito para o time de Luís Enrique, que conseguiu diminuir a velocidade do duelo e passou a ter 60% da posse de bola. Diante disto, o rival passou a correr atrás da bola.

Apesar das poucas oportunidades, Portugal chegou ao empate aos 36 minutos. Cancelo tabelou com Gonçalo Guedes pela direita e viu Ricardo Horta, que havia entrado no lugar de Rafael Leão, surgir livre atrás dos zagueiros.

O lateral cruzou rasteiro na medida para o atacante, que pegou de primeira e não deu chances para Simón: 1 a 1.

Ricardo Horta balançou as redes para Portugal no jogo contra a Espanha Imagem: Marcelo Del Pozo/Reuters

Alba perde gol claro

Aos 40 minutos, em grande troca de passes, a Espanha teve uma chance clara de retomar à frente do marcador.

Sarabia recebeu de Marcos Llorente pela direita e, depois de ser bloqueado pela marcação, conseguiu colocar a bola na área.

O goleiro Diogo Silva mergulhou e deu um soco na bola, que parou na direção do lateral Jordi Alba. O jogador do Barcelona, com o gol aberto, não conseguiu calibrar o cabeceio e errou o alvo antes do apito final.

Ficha técnica: Espanha x Portugal

Torneio: Liga das Nações

Data: 2 de junho de 2022

Local: Benito Villamarín, em Sevilha (Espanha)

Horário: 15h45 (de Brasília)

Gols: Morata (24 min do 1° tempo) e Ricardo Horta (36 min do 2° tempo)

Espanha: Unai Simón; Azpilicueta, Llorente, Pau Torres e Alba; Busquets, Soler (Koke) e Gavi (Marcos Llorente); Ferrán Torres (Dani Olmo), Morata (Raul de Tomás) e Sarabia. Técnico: Luís Enrique

Portugal: Diogo Costa; Cancelo, Pepe, Danilo Pereira e Raphael Guerreiro; João Moutinho (Rúben Neves), Otávio (Cristiano Ronaldo) e Bruno Fernandes (Matheus Nunes); Bernardo Silva, André Silva (Gonçalo Guedes) e Rafael Leão (Ricardo Horta). Técnico: Fernando Santos

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Portugal busca empate com Espanha no fim em jogo que teve CR7 na reserva - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Liga das Nações - 2022/2023