Topo

Gabigol ou Jesus? Tite explica diferenças e mantém dúvida contra o Paraguai

Gabigol foi titular na sexta (4), contra o Equador, e saiu aos 30 do segundo tempo. Agora, deve ir para a reserva Imagem: Buda Mendes/Getty Images

Gabriel Carneiro e Igor Siqueira

Do UOL, em São Paulo e no Rio de Janeiro

07/06/2021 17h00

Os atacantes Gabriel Barbosa e Gabriel Jesus disputam uma vaga no ataque da seleção brasileira que enfrenta o Paraguai amanhã (8), às 21h30, pela oitava rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo do Qatar. Mais do que um nome pelo outro, a decisão do técnico Tite envolve características de jogo individuais e também do funcionamento do ataque, que ele não revela para não dar armas ao adversário.

"Os atletas já sabem [quem joga], mas não quero colocar, porque característica de atleta pode ser importante na organização defensiva do adversário", disse o técnico, que mais cedo comandou treino com Gabriel Jesus entre os titulares.

O Brasil enfrentou o Equador com o trio de ataque formado por Richarlison na direita, Neymar na esquerda e Gabigol como centroavante no 4-3-3. Porém, o time só embalou em campo depois da entrada de Gabriel Jesus como ponta, o que deu liberdade para Neymar. Ao fim do jogo, o trio era Gabriel Jesus, Neymar e Roberto Firmino.

No pouco tempo do treino de hoje transmitido pela CBF TV, foi possível notar Gabriel Jesus pela direita, Richarlison pela esquerda e Neymar na função do camisa 9, mas com a possibilidade de sair da área para criar chances. É uma das alternativas de jogo para enfrentar o Paraguai.

"O Gabriel Barbosa te dá uma flutuação e uma infiltração de ataque a espaço com poder de conclusão muito forte. O Gabriel Jesus pelo lado tem a naturalidade, foi um dos destaques na Copa América de 2019 com finta pessoal, chegada ao fundo e um contra um. Ele também ataca espaço, tem muita força e muita chegada", disse, para diferenciar as características das duas opções e depois completar, sobre outros jogadores:

"Richarlison também [ataca espaço e tem força e chegada]. Firmino é 9 que vira 10 e te dá articulação juntamente com Neymar, que dá criatividade, como Everton e Paquetá. Essas funções do penúltimo homem com liberdade para chegar na frente vão dando possibilidades de utilização. No segundo tempo usamos uma forma de jogar, temos plano A e plano B que os atletas têm dominados."

Cléber Xavier, auxiliar de Tite, resumiu a ideia num comentário simples: "Gabriel Barbosa é de dentro, Gabriel Jesus é de dentro e de fora e nós trabalhamos para ter equilíbrio."

A provável escalação do Brasil para enfrentar o Paraguai é a seguinte: Alisson; Danilo, Éder Militão, Marquinhos e Alex Sandro; Casemiro, Lucas Paquetá e Everton Ribeiro; Gabriel Jesus, Richarlison e Neymar.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Gabigol ou Jesus? Tite explica diferenças e mantém dúvida contra o Paraguai - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Seleção Brasileira