Topo

Ceará elimina Vitória, chega à final do Nordestão e busca terceiro título

Jogadores do Ceará comemoram gol contra o Vitória Imagem: Stephan Eilert / Ceará SC

Bruno Fernandes e Josué Seixas

Colaboração para o UOL, em Maceió

24/04/2021 18h03

O Ceará derrotou o Vitória neste sábado (24) por 2 a 0 e se classificou para a sua segunda final consecutiva da Copa do Nordeste. Na edição do ano passado, o Vozão foi campeão invicto e agora vai enfrentar o Bahia, em uma reedição da final de 2020. Naquele ano, a equipe cearense venceu o Esquadrão por 1 a 0 e conquistou seu segundo título.

Na partida da tarde, os gols do Ceará foram marcados por Vina e Messias. Com a vitória, o Vozão chegou a 22 jogos de invencibilidade na competição. A final da Copa do Nordeste será disputada em jogos de ida e volta, nos dias 1º e 8 de maio.

Relacionadas

Vitória começa ligado, mas para em Richard

Os cinco primeiros minutos do jogo foram dominados pelo Vitória, que começou o jogo mais ligado e dominando as ações. Com bolas alçadas na área e também na tentativa por meio de passes trabalhados, o time chegou perigosamente aos 4 minutos, após ótimo passe de Soares para David, que invadiu a área e chegou bem perto da pequena área. Ele chutou com força, mas o goleiro Richard ficou maior e defendeu o lance. Depois desse lance, o Ceará começou a equilibrar os lances, tocando mais a bola pelo meio de campo. Aos 8 minutos, após cruzamento na área, Felipe Vizeu chutou para o gol, mas a bola desviou no lateral-esquerdo Pedrinho, do Vitória, e foi para escanteio.

Vina balança a rede em lance bizarro

Em disputa na entrada da grande área, o lateral-direito do Vitória, Raul Prata, mandou contra o próprio gol. A bola foi certeira até o travessão, o goleiro Ronaldo pulou, mas não conseguiu mudar a trajetória. Após bater no poste, a bola foi para Vina, que cabeceou para dentro da rede, sem grandes dificuldades. O gol foi marcado aos 19 minutos após análise do VAR para definir quem havia dado o toque na bola no lance inicial. O Vitória sentiu o baque do gol e passou a dar espaço dentro de campo para o Ceará.

Ceará amplia em jogada bem construída

Aos 40 minutos, o Ceará aproveitou que estava jogando melhor e, em jogada ensaiada após uma cobrança de falta, Messias mandou para a rede de cabeça, sem chances de defesa para o goleiro Ronaldo. A jogada começou na bola parada, já que, quando Vina correu para a cobrança, os zagueiros Luiz Otávio e Messias fizeram o mesmo em direção ao meio da grande área. O Vitória continuou sem conseguir criar jogadas, passando a maior parte do tempo no campo de defesa.

Vitória entra no segundo tempo empolgado

Atrás no placar, o Vitória precisava atacar e fez isso desde o primeiro lance do jogo. Aos 4 minutos, o time chegou com perigo, em boa jogada enlaçada dentro da grande área. A bola foi cruzada por Soares, mas o zagueiro Klaus, do Ceará, mandou para longe. Aos 9 minutos, duas tentativas: primeiro, Soares chutou colocado e o goleiro Richard teve de espalmar. A segunda veio no rebote, com Eduardo, que também tentou o chute colocado, mas mandou para fora, raspando o travessão.

Jogo perde intensidade

Embora o Vitória tenha tentado criar suas jogadas, o time não conseguiu aproveitar as jogadas para trazer perigo ao gol do Ceará novamente. Já o Vozão passou a segurar mais a bola, sem grandes correrias, garantindo o placar. O técnico Guto Ferreira também tirou de campo alguns dos seus jogadores mais importantes, como Mendonza, Vina, Felipe Vizeu e Charles. Aos 38 minutos, Eduardo, do Vitória, cobrou uma falta com força em direção ao gol, mas Richard espalmou para longe.

Gabriel Dias é expulso

Nos acréscimos, houve uma confusão entre os jogadores do Ceará e o árbitro Zandick Gondim. Ele expulsou o jogador Gabriel Dias, do Vozão, em uma jogada analisada pelo VAR. Primeiro, se pensou que poderia ser pênalti ou falta. O árbitro, entretanto, expulsou Gabriel por ter acertado o pé no rosto de Wesley. O lance foi considerado impedimento, mas o cartão se manteve aplicado.

FICHA TÉCNICA
CEARÁ 2 X 0 VITÓRIA
SEMIFINAL - COPA DO NORDESTE

Data: 24/04/2021 (sábado)
Local: Arena Castelão (CE)
Árbitro: Zandick Gondim Alves Junior/RN
Árbitros Assistentes: Vinicius Melo de Lima/RN e Francisco de Assis da Hora/RN
VAR: Wagner Reway/PB
Cartões amarelos: Vico (VIT), João Pedro (VIT)
Cartão vermelho: Gabriel Dias (CEA)
Gols: Vina (Ceará, aos 19 minutos do primeiro tempo, 1-0); Messias (Ceará, aos 40 minutos do primeiro tempo, 2-0).

Ceará: Richard, Gabriel Dias, Messias, Luiz Otávio (Klaus), Bruno Pacheco, Charles (Sobral), Pedro Naressi, Vina (Marlon), Lima, Mendoza (Saulo Mineiro) e Felipe Vizeu (Jael). Técnico: Guto Ferreira.

Vitória: Ronaldo, Raul Prata, João Victor, Wallace Reis, Pedrinho, João Pedro, Cedric (Eduardo), Soares, David (Caíque Souza), Vico (Wesley Piontec) e Samuel (Ygor Catatau). Técnico: Flávio Tanajura (auxiliar - Rodrigo Chagas está suspenso).

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Ceará elimina Vitória, chega à final do Nordestão e busca terceiro título - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Futebol