Topo

Pelé se sentiu 'injustiçado' em estátua sua nu de prêmio Atleta do Século

Do UOL, em São Paulo

21/10/2020 04h00

Vencedor de tantos títulos e prêmios na carreira como jogador de futebol, Pelé foi eleito em 1980 o Atleta do Século em votação realizada pelo jornal esportivo francês L'Equipe e recebeu como prêmio uma estátua pequena com seu corpo nu, mas houve um pequeno detalhe que desagradou o Rei do Futebol na retratação de seu corpo.

Na Live Pelé, 80 anos, apresentada ontem pelo UOL Esporte em homenagem ao aniversário do tricampeão mundial, com relatos de histórias do Rei do Futebol pelos jornalistas Claudio Arreguy, Helvidio Mattos e José Trajano, com Pedro Ivo Almeida, Helvidio conta que em uma entrevista especial para a TV Cultura, Pelé mostrou várias relíquias de sua carreira como jogador de futebol e se queixou da estátua que ganhou como Atleta do Século.

"Eu fui fazer uma matéria com o Pelé lá na casa dele do Guarujá, uma casa enorme, bonita dessas, com piscina, fomos em duas equipes, dois câmeras, assistente de iluminação, e aí terminada a entrevista, que foi longa, que terminou com o Pelé falando das Copas do Mundo que ele disputou, à beira da piscina, ficamos conversando depois e o Pelé falou assim, 'indo reto aqui, aquela porta lá eu guardo as minhas coisas que eu ganhei ao longo da vida de jogador de futebol, você quer dar uma olhada?', e eu falei 'claro, podemos gravar?'. 'Pode gravar'. Ele abriu a porta, e tinha um monte de coisas, tinha caixinha de sapateiro dele lá em Bauru, a televisão que ele ganhou como campeão do mundo em 1958 e várias coisas", conta Helvidio (no vídeo a partir de 1:41:48).

E foi então que Pelé o mostrou a estátua que retratava o seu corpo nu como Atleta do Século, da votação que ganhou em 1980, e reclamou que a publicação foi 'injusta' com ele.

"Tinha também uma estátua pequena, na verdade, não em tamanho natural, menor. E ele falou 'está vendo essa estátua aqui? É a que eu ganhei de Atleta do Século do L'Equipe, o diário francês'. Eu ,pô, que legal'. É ele nu, completamente nu, musculoso, para dar aquela dimensão, a noção do atleta mesmo, Atleta do Século, era a coisa importante à beça", conta.

"E eu falei 'pô, que legal hein Pelé, que coisa bonita!'. E ele falou 'não, mas tem uma coisa que eu não gostei nessa estátua aí'. 'Como assim, Pelé?'. 'É, pô, eles foram injustos comigo, vai dar uma olhada no pintinho dele, é desse tamaninho, o que é isso? Vou pedir para mudar!'".

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Pelé se sentiu 'injustiçado' em estátua sua nu de prêmio Atleta do Século - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Futebol