Prefeitura veta parceiros da Copa América em fachada da Arena Corinthians
Bruno Grossi, Danilo Lavieri, Marcel Rizzo e Pedro Lopes
Do UOL, em São Paulo
22/06/2019 04h00
A Prefeitura de São Paulo, através da secretaria municipal de desenvolvimento urbano, proibiu exposição de patrocinadores da Copa América na fachada da Arena Corinthians, palco do confronto de hoje entre Brasil e Peru. Foram vetados logotipos de parceiros na face oeste do estádio, além de dois totens apresentados no projeto pelo Comitê Organizador Local.
A face oeste é a fachada principal do estádio. O projeto era ter no local um grande outdoor com a marca institucional da Copa América, e logotipos de três patrocinadores da competição. Com base na Lei Cidade Limpa, foram vetados os patrocinadores.
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A solução foi cobrir as marcas de parceiros com um banner no qual está escrito apenas "São Paulo". A comunicação oficial da Copa América permanece liberada.
É praxe em eventos de grande porte que a comunicação visual dos parceiros dos estádios ou dos clubes proprietários seja coberta, para dar lugar aos patrocinadores da competição. Foi assim na Copa de 2014, e agora na edição atual da Copa América.
No Morumbi, palco da estreia diante da Bolivia, foram envelopados patrocinadores do São Paulo. Na Fonte Nova, onde o Brasil encarou a Venezuela, a cerveja Brahma, da Ambev, teve sua marca exposta e foi vendida aos torcedores - o estádio é patrocinado pela concorrente Itaipava, que adquiriu os naming rights.
A prática gera até episódios curiosos: os jogadores e membros da delegação do Qatar não concedem entrevistas com marca de qualquer bebida alcoólica exposta, já que o álcool é proibido no país. Caso algum atleta qatariano vença o prêmio de melhor jogador da partida, patrocinado pela Brahma, irá recebê-lo no vestiário.
O confronto entre Brasil e Peru na Arena Corinthians acontece às 16h de hoje. Com quatro pontos em duas partidas até agora, a seleção garante o primeiro lugar no grupo em caso de vitória.