Topo

Guaraná Poty patrocina 11 times, mas só Corinthians terá latinha especial

Entre os clubes patrocinados pela Poty, Corinthians é o primeiro - e por enquanto único - com uma latinha licenciada Imagem: Bebidas Poty/Divulgação

Emanuel Colombari

Do UOL, em São Paulo

02/03/2019 04h00

A Bebidas Poty se tornou uma marca conhecida no futebol de São Paulo. Em 2019, a fabricante de refrigerantes e sucos estampa sua marca em parceria com Corinthians, Ponte Preta, Novorizontino, Mirassol, Votuporanguense, Portuguesa Santista, São Bernardo EC, Rio Claro, Velo Clube, Olímpia e Barretos. Além disso, as categorias de base do Santos são patrocinadas pelo Guaraná Poty, e o Palmeiras tem acordo de fornecimento de água mineral da Levity, marca da empresa de Potirendaba.

Não é só. Nos últimos anos, a Poty já apareceu nos uniformes de clubes como Botafogo-SP, Batatais, Matonense, Rio Preto, Assisense, Ferroviária, Inter de Limeira e Grêmio Catanduvense. O São Paulo era patrocinado pelo guaraná até o fim de 2018.

Veja também

Mas apenas em 2019 a Poty passou a apostar em uma estratégia conhecida dos torcedores brasileiros: a latinha licenciada com motivo de clubes. Em fevereiro, o Corinthians exibiu nas redes sociais a embalagem do Guaraná Poty com seu símbolo. O lançamento, prometia a equipe, aconteceria "em breve".

"A ideia foi da Poty, que sugeriu ao Corinthians, e foi ao encontro de um sonho do pessoal do marketing do Corinthians", explicou José Luiz Franzotti, diretor presidente da Bebidas Poty, em contato por e-mail com o UOL Esporte. Segundo Franzotti, "a abrangência (das vendas) será em São Paulo, porém vamos lançar um e-commerce onde ela também será vendida".

E, por enquanto, os outros clubes patrocinados não devem esperar novidades semelhantes - para a tristeza de torcedores e colecionadores. "Não existe nenhum planejamento no momento", explicou Franzotti. "Mas tudo é possível."

Em anos anteriores, a Poty chegou a usar imagens de latinhas de clubes em campanhas de divulgação. Em 2019, no entanto, "para evitar confusão", a empresa decidiu não repetir a campanha, uma vez que apenas o Corinthians terá de fato as latinhas.

Em anos anteriores, empresa chegou a exibir latinhas com distintivos dos clubes, mas apenas como campanha de divulgação (imagem de 2017) Imagem: Divulgação

No São Paulo, sem licenciamento

No rival São Paulo, a Poty estampou sua marca em 2017 e 2018, mas sem lançamento parecido. "Não tivemos nenhum contato com o São Paulo referente a produtos licenciados", explicou Franzotti. Segundo apurou o UOL Esporte, a parceria entre empresa e clube rendeu apenas algumas ações pontuais durante a vigência do contrato.

Em novembro de 2016, ao anunciar o contrato com a empresa, o São Paulo anunciava que "além da inserção da marca no calção do uniforme de jogo", o contrato previa "a realização de diversas ações de ativação, como a utilização de um camarote no estádio do clube para ações de relacionamento, placas estáticas no Centro de Treinamento, marca no site do São Paulo e o uso do rótulo de 'Patrocinador Oficial do São Paulo Futebol Clube', além da colocação de latas do refrigerante sobre as mesas de entrevistas coletivas organizadas pelo clube".

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Guaraná Poty patrocina 11 times, mas só Corinthians terá latinha especial - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Futebol