Topo

Jorginho corrige erro com gol e faz Itália empatar com Polônia em estreia

Klich disputa bola com Gagliardini, da Itália, no jogo de estreia da Liga das Nações Imagem: MARCO BERTORELLO / AFP

Do UOL, em São Paulo

07/09/2018 17h40

No recomeço após o vexame de ficar fora da Copa do Mundo, a Itália não demonstrou tantos motivos para que o país esperasse um futuro melhor no futebol. Na estreia da Liga das Nações nesta sexta-feira (7), a Azzura ficou apenas no empate com a Polônia por 1 a 1 dentro de casa. Em determinados momentos, foi possível ouvir vaias do estádio.

O jogo ficou marcado pela falha do brasileiro naturalizado italiano Jorginho, que perdeu bola boa na entrada da área e, no mesmo lance, viu os visitantes abrirem o placar com Piotr Zielinski em pleno estádio Renato Dall’Ara, em Bolonha. Quando o jogo se encaminhava para o apito final, o próprio meio-campista bateu pênalti sofrido por Chiesa, que acabara de entrara, e garantiu a igualdade.

Os dois estão no grupo 3 e ainda voltarão a se enfrentar em outubro deste ano. Antes disso, a Itália ainda enfrenta Portugal, às 15h45 (de Brasília), na próxima segunda-feira. Já os poloneses só voltam a disputar a competição no dia 11 de outubro. Apenas o primeiro de cada chave se classifica.

Outra decepção para os italianos ficou por conta da atuação de Mario Balotelli. O atacante foi convocado pelo técnico Roberto Mancini, mas não convenceu e ainda foi substituído no decorrer do segundo tempo, sem quase ter tocado na bola e reclamando de dores musculares.

Se os italianos não ficaram satisfeitos, os poloneses destacaram um recomeço regular após não conseguirem uma vaga no mata-mata da Copa do Mundo mesmo após a classificação como cabeça de chave para a fase de grupos.

O time de Lewandowski entrou em campo pela primeira vez com uma boa parte da mesma base do último Mundial, mas com a troca no comando. Adam Nawalka deu lugar a Jerzy Brzeczek, que vivia a expectativa de saber se acertou nas suas escolhas.

Aprovada em 2014, a Liga das Nações será disputada de dois em dois anos e envolverá as 55 seleções filiadas, com a justificativa de dar mais competitividade para as datas Fifa. A competição ainda servirá como uma das formas de ter uma vaga na Eurocopa. Além disso, jogos mais atraentes em relação aos amistosos que anteriormente eram disputados poderiam render mais dinheiro de renda e até de direitos de televisão.

São quatro divisões com quatro grupos cada, respeitando critérios o ranking da Uefa. A cada competição, os últimos colocados serão rebaixados e darão espaço para os melhores de cada divisão. Só a Liga A, no entanto, contará com semifinal e final. 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Jorginho corrige erro com gol e faz Itália empatar com Polônia em estreia - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Futebol