Topo

Choro, companheirismo, festa vip... O adeus de Julio Cesar no Flamengo

Julio Cesar beija o escudo do Flamengo em sua despedida dos gramados Imagem: Gilvan de Souza / Site oficial do Flamengo

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

22/04/2018 04h00

Não faltaram ingredientes para o último ato do goleiro Julio Cesar no futebol. Aposentado a partir deste domingo, ele chorou, liderou, vibrou, torceu, comprou barulho de companheiro e, principalmente, fez o que mais sabe: agarrou, e muito, na vitória do Flamengo sobre o América-MG por 2 a 0.

Na tribuna, Susana Werner, sua esposa, acompanhava emocionada. Na entrada em campo, os filhos Cauet e Giulia seguravam as mãos que já operaram muitos milagres. Nos olhos, lágrimas de quem ama a profissão e o Flamengo.

Abaixo, o UOL Esporte detalha o 21 de abril de 2018 que marcou o adeus de um dos goleiros mais marcantes do futebol brasileiro:

A chegada e os preparativos

O Flamengo chegou ao Maracanã por volta das 17h45. Concentrado, Julio Cesar não quis dar entrevista e passou direto. Um pouco antes, o roupeiro Clebinho já cuidava com todo carinho do uniforme do goleiro:

A corrente

Preocupado em ajudar o Flamengo a retomar o caminho das vitórias, Julio Cesar puxou a corrente pedindo para que os jogadores esquecessem a festa e sua despedida para que focassem em obter os três pontos diante do América-MG.

Discurso à torcida

Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Após o aquecimento no gramado, Julio Cesar falou através do microfone do Maracanã para os torcedores do Flamengo. Muito emocionado, agradeceu à diretoria e aos rubro-negros. Foi ovacionado.

A entrada

Imagem: Bruno Braz

Na entrada em campo com o restante da equipe, Julio Cesar foi acompanhado pelos filhos Cauet e Giulia. Jogadores do América-MG fizeram questão de cumprimentá-lo. Uma bandeira com o rosto do goleiro foi aberta na arquibancada com a frase: “Obrigado, Julio Cesar”.

Nome gritado após protestos

Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

O ambiente no Maracanã, porém, não foi só de festa. Um protesto contra o time e o presidente foi feito pelos torcedores. Em seguida, o nome de Julio Cesar foi cantado a plenos pulmões.

Vibrante debaixo das traves

Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

O jogo era apenas a segunda rodada do Campeonato Brasileiro, mas para Julio Cesar mais parecia uma final de Copa do Mundo. Muito vibrante, ele liderava a equipe dentro de campo. Apesar de estar fazendo apenas sua terceira partida no retorno ao Flamengo, demonstrou a velha técnica e executou defesas difíceis.

Comprou o barulho

Ainda no primeiro tempo, Julio Cesar saiu em defesa de Willian Arão, vaiado desde antes de a bola rolar. Após o volante salvar um chute do América-MG, ele abraçou o companheiro, virou para a torcida e pediu que ela aplaudisse o jogador.

Pedidos para que cobrasse pênalti

Aos 32 minutos do primeiro tempo, a arbitragem assinalou pênalti para o Flamengo. Henrique Dourado pegou a bola para a cobrança, mas o Maracanã inteiro pediu que Julio Cesar batesse. O goleiro apenas passou apoio aos companheiros de sua área. O atacante cobrou e fez o segundo gol rubro-negro.

Cãibra

Aos 36 minutos do segundo tempo, Julio Cesar deitou no gramado sentindo cãibras. Teve o nome cantado pela torcida e, após atendimento, voltou ao jogo.

“Fica, Julio Cesar!”

Imagem: Gilvan de Souza / Site oficial do Flamengo

Mesmo com o goleiro já tendo deixado claro que tomou a decisão de se aposentar, a torcida do Flamengo pediu que Julio Cesar permanecesse no clube. Em coro, ela cantou “Fica, Julio Cesar!”.

Grande defesa no fim

Imagem: André Fabiano/Código19/Estadão Conteúdo

Para fechar com chave de ouro sua carreira, aos 41 minutos do segundo tempo Julio Cesar mostrou o motivo pelo qual já foi considerado um dos melhores goleiros do mundo. Pegou uma cabeçada à queima-roupa, no cantinho, para delírio da torcida do Flamengo no Maracanã.

Abraço dos companheiros

Imagem: Gilvan de Souza / Site oficial do Flamengo

Tão logo o árbitro decretou o fim da partida, os jovens revelados na base correram em direção a Julio Cesar e abraçaram o goleiro. Em seguida, os demais fizeram questão de cumprimentar o arqueiro.

Volta olímpica e reverência

Na sequência, Julio Cesar deu uma volta olímpica para se despedir dos torcedores e, quando ficou em frente à organizada Raça Rubro-Negra, se ajoelhou, beijou o escudo do Flamengo e a reverenciou, para delírio da galera.

“Foi bacana. Já esperava a reação da torcida. Não consigo mensurar na minha cabeça o carinho que a torcida do Flamengo tem pelo Julio Cesar. É indescritível. Só posso agradecer”, declarou.

Corredor polonês

Apesar de todas as homenagens, Julio Cesar não escapou do tradicional "corredor polonês" dos companheiros de Flamengo:

O choro de Juan

Imagem: Gilvan de Souza / Site oficial do Flamengo

Em entrevista ao SporTV, Julio Cesar proporcionou uma cena rara ao fazer o frio zagueiro Juan chorar. O goleiro também não conteve a emoção. Os dois são companheiros de longa data e começaram juntos.

Já na zona mista, o defensor comentou sobre a situação:

“Esse dia foi louco! O Julio Cesar não chorou, eu chorei... (risos)”.

Aplaudido pela imprensa

Após conceder sua última entrevista coletiva como goleiro, Julio Cesar foi aplaudido pelos jornalistas presentes.

Festa vip

Imagem: Gilvan de Souza / Site oficial do Flamengo

Uma festa fechada somente para convidados foi realizada em um dos camarotes do Maracanã após a partida. Animado, o lateral direito Rodinei saiu do vestiário com seu estilo reluzente e, questionado se ia para a festa, respondeu:

“Agora pode, não é (risos)?”.

Futuro

Apesar de já tocar alguns projetos em Portugal, onde irá morar com a família, Julio Cesar disse que ainda não sabe ao certo o que fará:

“A ficha ainda não caiu, está muito recente. Pode ser que daqui a um dois dias, vou acordar, olhar para o céu, e agora: "O que vou fazer?". Quero encontrar minha família, dar um beijo na minha mãe, que deve ter se emocionado muito. Foi minha grande inspiração”.

Homenagens

Diversos torcedores levaram cartazes para Julio Cesar numa forma de agradecer e se despedir do ídolo. O Twitter do Flamengo registrou algumas mensagens:

A emoção do adeus

Ainda um pouco atônito com a despedida, Julio Cesar tentou dimensionar o seu adeus ao futebol:

“Às vezes eu nem sei se mereço isso tudo. Queria agradecer quem veio prestigiar o Flamengo e o Julio Cesar. Valeu rapaziada! Agradeço ao América-MG pela lembrança (flâmula). Sou um cara que coleciono momentos. É um momento muito especial para mim. Pode ter certeza que eu vou guardar com muito carinho”.

Fim de festa com a família

Imagem: Reprodução

Julio Cesar celebrou com a família suas primeiras horas como goleiro aposentado.

Mulher do jogador, Susana Werner registrou nas redes sociais o “fim de festa” com o marido, já dentro de casa após noite festiva no Maracanã.

“Foi maravilhoso. Foi maravilhoso”, repetia Susana, enquanto Julio Cesar era abraçado pela mãe, às 5h da manhã.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Choro, companheirismo, festa vip... O adeus de Julio Cesar no Flamengo - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Futebol