Topo

Possível rival do PSG em final é amador e vive à sombra de parque temático

Imagem: Loic Venance/Pool/Reuters

Arthur Sandes

Do UOL, em São Paulo

18/04/2018 04h00

O conto de fadas virou realidade para o Vendée Les Herbiers Football, desconhecido time da terceira divisão que jogará a final da Copa da França. Já é uma conquista extraordinária para um clube amador, cujo maior feito em 98 anos era ter estado entre os 16 melhores desta mesma competição. Agora, está entre os dois melhores. O feito épico chega ao clímax em 8 de maio, no Stade de France, onde o Davi francês encontra seu Golias: Caen ou Paris Saint-Germain.

Improvável e carente de taças, a trajetória do Les Herbiers começou na fundação em 1920. O time venceu o primeiro título regional três décadas depois e demorou até os anos 1970 para estrear em competições nacionais. A partir da década seguinte, o clube viveu completamente fora dos holofotes, entre promoções e rebaixamentos da quarta para quinta divisões francesas. Foram várias fundições e mudanças de nome até este momento.

À parte a faísca de glória em 2000, quando jogou as oitavas de final da Copa da França, o Les  Herbiers continuou caindo e subindo de divisão. Consolidou-se na quarta divisão apenas em 2008, cinco anos antes de vencer um adversário profissional pela primeira vez — o Tours, da Ligue 2. De 2015 para cá as coisas melhoraram: acesso à terceirona, retorno às oitavas da Copa da França no ano passado, e agora a mais do que inédita presença na final. Em 101 edições, é a quinta vez que um time amador chega à decisão do torneio.

Jogadores do Les Herbiers celebram maior feito da história do clube até aqui Imagem: LOIC VENANCE/AFP

O clube leva o nome do distrito de Les Herbiers, que é lar de cerca de 16 mil franceses no departamento de Vendée, no oeste da França. A comunidade é bastante conhecida no país, mas não pelo futebol. A quinze minutos do estádio de Les Herbiers fica o Puy Du Fou, um parque temático histórico que encena batalhas da Idade Média e já foi eleito o melhor do mundo.

No parque, os shows mais procurados envolvem camponeses que defendem suas aldeias contra invasores infinitamente mais poderosos, como Império Romano ou vikings. A epopeia do mais fraco que resiste como pode ao mais forte. Uma coincidência, é claro.

O time de futebol mais famoso da região é o FC Nantes, da Ligue 1, que nesta temporada teve papel importante na história do Les Herbiers. Neste conto de Cinderela, o Nantes ofereceu seu palácio. É ele o dono do Stade de la Beaujoire, palco onde o vizinho desconhecido jogou as partidas de quartas e semifinal da Copa da França. As sedes das equipes ficam distantes cerca de 80 quilômetros.

Torcida do Les Herbiers faz festa no Stade de la Beaujoir na semifinal da Copa da França Imagem: LOIC VENANCE/AFP

A mudança de estádio se deu por força de regulamento. Os 5 mil lugares do Massabielle, casa dos Herbiers, não seriam suficientes em fases tão avançadas da Copa da França. Mais de 20 mil pessoas viram o time amador eliminar o tradicional Lens em fevereiro, e o número subiu para 34.653 no duelo com o Chambly, outro desconhecido da terceira divisão. O público da semifinal de terça-feira (17) foi o maior do estádio nesta temporada, superando Nantes x PSG, por exemplo.

O curioso é que o agora finalista arrasta multidões sem ter jogado em sua cidade uma vez sequer nesta edição de Copa da França. O Les Herbiers foi visitante nas três primeiras fases, depois mandou partidas em Nantes, e agora marca na agenda um compromisso no Stade de France.

Em seu caminho, o Les Herbiers eliminou dois adversários da quinta divisão (Angoulême e Saint-Lô Manche), dois da Ligue 2 (Auxerre e Lens) e na semifinal tirou o Chambly, também da terceira divisão. E se alguém tentar desmerecer o feito por não haver rivais “de primeira” nesta lista, não se preocupe: o time amador terá sua chance de destronar o principal time da elite em 8 de maio.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Possível rival do PSG em final é amador e vive à sombra de parque temático - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Futebol