Topo

Por que o Grêmio preferiu Thonny Anderson a Sassá ou Rafael Sóbis

Thonny Anderson, do Grêmio, comemora seu gol com Ramiro durante partida contra o Novo Hamburgo Imagem: Ricardo Rímoli/AGIF

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

25/02/2018 08h00

O Cruzeiro estava decidido a contratar Edílson e deu opções ao Grêmio, oferecendo Sassá e Rafael Sóbis. Mas o Tricolor preferiu Alisson acompanhado de Thonny Anderson. E é o menos conhecido de todos que nesse sábado (24) brilhou na vitória por 3 a 0 sobre o Novo Hamburgo.

Entender a escolha do Grêmio por Thonny Anderson é perceber uma das características da atual gestão do clube: apostar nos conceitos e avaliações da base. Foi assim na contratação do então desconhecido Luan da Catanduvense. Foi assim também com Pedro Rocha, emprestado do Diadema, ou Everton, do Fortaleza. A base deu aval, e o Tricolor investiu pouco para lucrar muito, financeira ou tecnicamente.

Decidido a deixar o elenco mais jovem, Romildo Bolzan Júnior ouviu novamente os dirigentes da base, que tinham em Thonny um alvo antigo.

"Este jogador veio para o Grêmio na observação da base. Eles observam vários jogadores no país e, querendo tornar o plantel mais jovem, o Grêmio foi na negociação, depois de vários oferecidos. Sassá, Sóbis, outros não avançaram. Nos fixamos no mais jovem, avaliamos e confirma o potencial que achamos. A negociação foi por ai", afirmou Bolzan.

Segundo o mandatário, não foi uma rejeição aos mais rodados, que poderiam até dar resposta imediata e ter impacto maior com a torcida. Foi a ciência que o novato poderia dar resultado a longo prazo.

"É para renovar o time. Não tínhamos nesta posição jogadores jovens assim. O Luan às vezes não tem um jogador para o substituir. Ele (Thonny) tem tudo a ver com essa perspectiva que o Luan tem no time. Uma avaliação técnica foi feita, e não achávamos ele aposta, não era aposta, era seleção de base. Ele tem tudo a ver neste perfil de que estávamos querendo", completou.

O Grêmio contratou Anderson por empréstimo de um ano. Adquiriu, na negociação que levou Edílson ao Cruzeiro, 30% dos direitos dele e fixou em R$ 500 mil a compra de mais 40% com o vínculo definitivo, que hoje é do Cruzeiro.

Neste sábado, ele mostrou o quanto pode render. Deu chapéu, caneta, começou jogada de gol e fez mais um, o segundo com a camisa tricolor. "Estou para ajudar, onde o Renato precisar. Centralizado, de nove... Onde o Grêmio precisar eu quero jogar", disse. "Meu cartão de visitas foi no jogo contra o Veranópolis (fez o gol do Grêmio na derrota por 2 a 1), hoje coroamos com a vitória, fico muito feliz", completou Thonny.

Com 20 anos, ele é formado na base do Cruzeiro, mas jamais havia atuado no time principal em Minas Gerais. Ou seja, em jogos no profissional, tem dois gols marcados em três compromissos.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Por que o Grêmio preferiu Thonny Anderson a Sassá ou Rafael Sóbis - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Futebol