Topo

Lista com mortos e sem CPF: opositor aponta fraudes em eleição do Vasco

Eurico é acusado de cometer fraudes em lista de sócios aptos a voto no Vasco Imagem: Divulgação

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

17/10/2017 18h35

Ao que tudo indica, novamente o Vasco terá eleições tumultuadas. Na tarde desta terça-feira, o UOL Esporte teve acesso a uma notificação feita ao clube por integrantes da chapa “Mudança com Segurança”, do candidato de oposição Fernando Horta, onde se apontam supostas irregulares na lista de sócios aptos a voto no pleito do dia 7 de novembro. Entre as movimentações suspeitas averiguadas nos pouco mais de 10 mil nomes, eles estranham os quase 4 mil que estão sem cpf no cadastro, pessoas que já faleceram, outras tantas sem endereço, adesões em massa em meses específicos, além de outras ações duvidosas.

Imagem: Divulgação

A notificação entregue na secretaria do clube está assinada pelo presidente do Conselho Fiscal, Otto de Carvalho, e pelo membro eleito no conselho, Diego Henrique Carvalho, ambos aliados de Horta. O clube tem até quatro dias para se manifestar em relação às solicitações e, caso isto não aconteça, a situação deverá caminhar para a Justiça.
 
Foram notificados, especificamente, o presidente da Assembleia Geral, Itamar de Carvalho, o vice de Finanças, Marcos de Carvalho, e o vice-geral e vice-presidente do departamento de Comunicações, Silvio Godói. O documento tem cópia ao presidente Eurico Miranda. 

Na notificação, eles trazem alguns números precisos, tais quais:

- 3.842 sócios sem CPF

- 296 sem endereço

- 328 sócios regularizaram sua situação no último mês

- Alto número de funcionários do Vasco e familiares se associando em novembro e dezembro de 2015

- Alto número de falecidos encontrados com simples busca no site da Receita Federal (de acordo com Otto, há até um cidadão que morreu em 1978)

- 5 matrículas com data de admissão anterior à data de nascimento

- 240 sócios se recadastraram em 2014, mas ainda aparecem sem CPF no cadastro atual

- 116 associações em novembro de 2015

- 577 associações em dezembro de 2015

- Nomes divergentes para a mesma matrícula

Os opositores suspeitam que as movimentações em novembro e dezembro de 2015 podem estar ligadas ao fim da extinta categoria “sócio-geral”, que era a que dava direito a voto em condições financeira mais acessíveis. Nestes meses que antecederam ao encerramento do plano, o número de adesões foi bem acima da média mensal. Os "sócios-gerais", mesmo com a categoria extinta, ainda têm direito a voto.

Em função das suspeitas, o grupo de Fernando Horta faz as seguintes solicitações no período de até quatro dias:

- Comprovação de pagamento dos sócios que foram admitidos em novembro e dezembro de 2015

- Comprovação de pagamento dos sócios que regularizaram sua situação nos últimos 30 dias.

- Lista de todos os funcionários que são sócios do Vasco com os respectivos comprovantes de pagamento

- Retirada dos falecidos da lista de votantes (não é cancelamento do título, apenas a retirada destes nomes da lista de votantes)

- Inclusão do CPF nos sócios sem CPF

Eurico rebate e ameaça processar Horta

Na noite desta terça-feira, o presidente do Vasco, Eurico Miranda, rebateu as acusações, contestando as suspeitas em relação a entrada de sócios no fim de 2015, lembrou que Otto de Carvalho deu parecer favorável às contas de 2015 e informou que processará Fernando Horta por seu post no Twitter onde diz que o dirigente e sua família "dependem do Vasco para viver". Veja abaixo à íntegra:

Trecho da nota oficial de Eurico Miranda rebatendo os opositores Imagem: Divulgação / Site oficial do Vasco

"Mais uma vez a campanha dos srs. Fernando Horta e Otto Carvalho mente na tentativa desesperada de reverter a baixa adesão do quadro social. Os dois lançam factóides sobre um processo que tem sido absolutamente transparente na tentativa eterna de judicializar a eleição e impedir a livre manifestação do quadro social. É o mesmo roteiro do passado que levou ao desastre administrativo do período 2008/2014.

Trecho da nota oficial de Eurico Miranda rebatendo opositores Imagem: Divulgação / Site oficial do Vasco

O Presidente da Assembleia Geral, Itamar Ribeiro de Carvalho, estatutariamente designado para comandar o processo eleitoral com amplos poderes, abriu o período de inscrição das chapas e distribuiu entre as legendas a lista de elegíveis e, depois, a de eleitores. Todos tiveram democraticamente acesso aos nomes.

As acusações são absolutamente ridículas e servem apenas para tumultuar um processo que mostrará a fraqueza da candidatura do Sr. Horta. O quadro de votantes este ano é de cerca de 3 mil associados a menos que na eleição de 2014. A mentira parte em relação a associados que teriam entrado no clube em 2015, quando o Sr. Fernando Horta era Primeiro Vice-Presidente Geral e o Sr. Otto Carvalho Presidente do Conselho Fiscal.

O Sr. Otto, que mentirosamente fala em entrada de sócios sem o devido pagamento, deu parecer favorável às contas de 2015, após examiná-las na integralidade – de janeiro a dezembro – e votou favorável a elas no Conselho Deliberativo. Também o Sr. Horta votou pela aprovação. Os dois, que participavam da administração, só viram alguma irregularidade na reta final de uma eleição em que estão sem voto.

Todos sabem que a atual gestão do Vasco herdou um clube com sérios problemas. Nem o cadastro de sócios era administrado pelo clube, mas por uma empresa terceirizada ( a segunda depois de 2008 ), que já alegava problemas com o cadastro depois de terceirizado pela primeira vez. Só na segunda quinzena de novembro de 2015 o Vasco recuperou o controle de seu quadro social e pode resolver problemas pendentes, que iam desde admissões pedidas a anistia do período anterior. Esta posição foi pública, tanto que o clube teve que adiar para 2016 o lançamento de seu programa de Sócio-Torcedor e anunciou em dezembro de 2015 que iria suspender a entrada de sócios pelo plano Geral para não prejudicar o programa que seria iniciado.

Tudo de forma pública e com aprovação do Conselho Deliberativo, onde as duas figuras não demonstraram nenhuma contrariedade. Vale ressaltar que o prazo para a entrada de um associado ter direito a voto era o início de agosto de 2016, nada tendo com o ano de 2015.

Em relação às ofensas e ataques pessoais a mim e a minha família, o sr. Horta deverá responder na Justiça.

Eurico Miranda
Presidente"

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Lista com mortos e sem CPF: opositor aponta fraudes em eleição do Vasco - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Futebol