Topo

5 motivos que tornam a Alemanha favorita ao penta na Copa do Mundo

Imagem: REUTERS/Michaela Rehle

Do UOL, em São Paulo

09/10/2017 09h47

A Alemanha carimbou sua vaga para a Copa do Mundo de 2018 na última quinta-feira (5) ao garantir a liderança de seu grupo nas eliminatórias europeias e com direito a um desempenho perfeito.

Além do 100% nas eliminatórias, a seleção comandada por Joachim Low vem gabaritada pelo título da Copa das Confederações, mesmo tendo boa levado uma equipe reserva ao torneio. A atual campeã mundial mostra ter cinco motivos para chegar à Rússia como favorita a conquistar o pentacampeonato.

Campanha nas eliminatórias igual a de finalistas

Atual campeã do mundo terminou eliminatórias com 100% Imagem: AP Photo/Michael Probst

Os alemães terminaram as eliminatórias com 10 vitórias em 10 jogos no grupo C. Com isso, a seleção se tornou a quinta na história a ter 100% de aproveitamento em uma eliminatória com pelo menos seis partidas disputadas. As quatro equipes anteriores a conseguirem tal feito jogaram a final da Copa no ano seguinte: Brasil em 1970 (campeão), Alemanha em 1982 (vice), Espanha em 2010 (campeã) e Holanda em 2010 (vice). A Suíça também poderá entrar na lista caso vença Portugal nesta terça-feira (10) e termine com 10 vitórias no grupo B.

Campeã da Copa das Confederações com nomes novos

Alemanha foi campeã da Copa das Confederações com time jovem Imagem: Grigory Dukor/Reuters

A Alemanha nunca havia conquistado a Copa das Confederações e conseguiu o título este ano com jogadores novos, sem as principais estrelas e com média de idade de apenas 23 anos. Nomes como os de Manuel Neuer, Mats Hummels, Jerome Boateng, Sami Khedira, Toni Kroos, Mesut Özil e Thomas Müller ficaram fora da convocação, enquanto jovens como Julian Brandt e Timo Werner foram lembrados.

Base do time titular mantida, mas grupo renovado

Base do time titular é a mesma da Copa de 2014 Imagem: AFP PHOTO / FABRICE COFFRINI

Mesmo com os testes na Copa das Confederações, o time titular ideal da Alemanha tem a mesma base que foi campeã há três anos no Brasil. Manuel Neuer, Jerome Boateng, Mats Hummels, Toni Kroos, Sami Khedira, Mesut Özil e Thomas Muller ainda seguem entre os principais nomes da seleção quando estão saudáveis, enquanto as ausências dos titulares da última Copa são Philipp Lahm, Bastian Schweinsteiger, Miroslav Klose - os três se aposentaram da seleção – e Benedikt Howedes. Porém, o restante do grupo atual também passa por uma renovação. Um exemplo disso é que 18 atletas campeões da Copa da Confederações foram chamados por Low para as duas últimas rodadas das eliminatórias.

Líder do ranking da Fifa

Equipe do técnico Joachim Low está em 1º no ranking da Fifa Imagem: REUTERS/Kai Pfaffenbach

Os alemães assumiram a liderança do ranking da Fifa justamente depois do título da Copa das Confederações e tiraram o posto que pertencia à seleção brasileira. Após as últimas rodadas das eliminatórias, a tetracampeã mundial saltará dos 1.606 pontos para 1.631 na próxima atualização do ranking e não poderá ser mais ultrapassada por ninguém até o Mundial. Quem pode chegar mais perto é justamente o Brasil, que, se vencer o Chile nesta terça-feira (10), alcançará 1619 pontos.

Invicta há mais de um ano

Alemanha não perde há 19 jogos, desde julho de 2016 Imagem: AP Photo/Michael Probst

Após a Copa de 2014, a Alemanha sofreu oito derrotas em 44 jogos, e a última delas foi há mais de um ano. Em julho de 2016, a atual campeã mundial caiu contra a França nas semifinais da Eurocopa. Depois daquele revés, os alemães fizeram mais 19 partidas e não perderam nenhuma, com 16 vitórias e três empates.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

5 motivos que tornam a Alemanha favorita ao penta na Copa do Mundo - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Futebol