Topo

Flamengo acertou ao vender Vinicius Jr. ao Real Madrid? Blogueiros opinam

Vinicius Jr. terá direitos federativos transferidos ao Real a partir de julho de 2018 Imagem: RUDY TRINDADE/FRAMEPHOTO/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em Santos (SP)

23/05/2017 16h04

Real Madrid e Flamengo oficializaram nesta terça-feira (23) o acordo pelo jovem Vinicius Júnior, de apenas 16 anos. Os merengues pagaram 45 milhões de euros (cerca de R$ 164 milhões) pelo jogador, que deu ao clube rubro-negro a segunda maior venda da história do futebol brasileiro, ficando atrás apenas de Neymar. Diante disso, convidamos os blogueiros do UOL Esporte a comentarem sobre a negociação: O Flamengo acertou em vender Vinicius Jr.? Foi melhor para os dois (clube e jogador)? Confira as opiniões:

Alexandre Praetzel

O valor de R$ 164 milhões é irrecusável por um menino de 16 anos, ainda sem disputar muitas partidas pelos profissionais. Infelizmente, não temos como concorrer com o futebol europeu. Apesar do talento de Vinicius, não existe nenhuma garantia de que ele vá estourar e ser um jogador extraordinário. Ficará no Brasil, será mais lapidado no Flamengo e chegará ao Real Madrid com o tempo necessário para se adaptar, aos 20 anos de idade. Foi o melhor para os dois, sem dúvida.

André Rocha

A saída do jovem talento revelado pelo clube antes de entregar pelo menos cinco anos de futebol de qualidade no profissional nunca é boa. Mas agora, com os gigantes europeus mapeando o mundo todo e atraindo os sonhos juvenis pelo videogame isso é inevitável. Considerando o contexto, o negócio foi muito bom para o Flamengo. Recebeu uma quantia altíssima por um jogador de 16 anos e poderá tê-lo, no melhor dos cenários, até 2019. Para o Real Madrid é aposta, mas certamente houve um estudo minucioso incluindo aspectos psicológicos e fisiológicos para investir tanta grana. No melhor dos mundos ele já sai do Brasil pronto no ano que vem. Parece mesmo ser um fenômeno o Vinicius Jr.

Avallone

Pelo lado financeiro, obviamente o Flamengo acertou. Está vendendo uma promessa - ainda que uma grande promessa - por mais de 150 milhões de reais. Vi Vinicius Jr. jogar pela seleção Sub-17 e ele demonstrou habilidade, personalidade, determinação. Deve dar craque, mas tem 16 anos: quem garante que, mais tarde, será o mesmo? Não deixa de ser uma aposta. Neste momento, a transferência de Vinicius Jr parece ser boa, muito boa, para o jogador e para o Flamengo. Mas o velho futebol, sabe como é, de repente pode pregar uma de suas surpresas e o atacante se transformar em fenômeno raro. Aí, o que fazer? Faz parte das apostas do jogo.

Juca Kfouri

Não fez bem, porque mais uma vez exporta o artista, não o espetáculo. Não fez mal, porque não lhe restou outro caminho no saco sem fundo que é nosso futebol. Mas jamais comemorarei a venda de um jogador. Fico é triste.

Julio Gomes

Acertou. É um valor muito alto para um jogador ainda incerto. No futuro, o valor pode parecer uma pechincha. Mas são tantas coisas que podem fazer um jogador não virar... Acho um bom negócio para o clube. Até porque ainda pode se beneficiar esportivamente por um ou dois anos.

Marcel Rizzo

Apesar de o garoto ter apenas 16 anos, é um dinheiro alto que o Flamengo não poderia abrir mão. Vinicius aparenta ser um jogador diferenciado, mas é impossível prever se realmente vai estourar -- há ainda questões que não têm relação com talento, como lesões, que podem acontecer e prejudicar a carreira. Há outro ponto também nessa negociação, feita às claras, com o Real Madrid procurando o clube e pagando valores altos e negociados entre as partes, diferente, por exemplo, do que aconteceu com Neymar, Barcelona e Santos, que até hoje discutem na Justiça qual o verdadeiro valor dessa transação.

Menon

Não vejo outra opção para o Flamengo ou qualquer outro time brasileiro diante de uma oferta desse tipo. A utopia é que algum dia haja margem de manobra para nossos clubes.

PVC

Acho que não tinha muito que fazer. Porque o Brasil se acomodou com a ideia de que o jogador nasce para ser vendido. É isso que tem de mudar. No caso do Vinicius Júnior, Flamengo conseguiu o maior dinheiro recebido por um clube brasileiro e pode manter o jogador por um ou dois anos. Talvez até 2019, dependendo do que o jogador decidir daqui a um ano. Deste ponto de vista, pode conseguir vantagem técnica, por contar com o jogador, e econômica.

Ricardo Perrone

Foi bom para os dois, mas para jogador e clube seria melhor se ele se firmasse no Flamengo, ajudasse o time a conquistar títulos e fosse vendido já como uma realidade, valendo muito mais. Porém, quem garante que o garoto vai se tornar um dos melhores do mundo? A diretoria do Flamengo é quem mais pode avaliar esse potencial e a única que conhece a necessidade dos cofres do clube. Assim, não pode ser condenada ao vender um atleta que por enquanto é só uma promessa em troca desse caminhão de dinheiro. Ainda por cima podendo ficar mais um ano com ele. O Real arriscou mais do que o Fla.

Rodrigo Mattos

Flamengo foi muito bem na negociação de Vinicius Jr. Pela regra da Fifa, que restringe contratos com menores a três anos, só conseguiu contrato até 2019 e poderia perdê-lo de graça. Diante disso, acertou ao articular uma renovação casada com venda com o Real Madrid, o que aumentou sua renda para além da multa original de 30 milhões de euros. O jogador preferiu o Real, o que é uma escolha arriscada pela falta de histórico jovens que estouram no clube. Mas seu talento pode compensar isso.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Flamengo acertou ao vender Vinicius Jr. ao Real Madrid? Blogueiros opinam - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Futebol