Topo

Grêmio envia comitiva à China por um ano de olho em expansão da base

Grêmio tem parceria com time local e coordena escolas para crianças de 5 a 10 anos Imagem: Divulgação/Grêmio

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

16/05/2017 04h00

O Grêmio está, em definitivo, na China. Quase dois anos depois de assinar uma parceria com time local, o Tricolor enviou uma equipe permanente para o outro lado do mundo. A comitiva formada por quatro pessoas tem como meta implementar o método de formação de jovens jogadores na Ásia.

O grande objetivo do projeto é internacionalizar a imagem do Tricolor como um formador de talentos. De quebra, o Grêmio ainda estreita relações com o mercado chinês e sua pujante economia.

A parceria com o clube Black Panthers foi firmada em outubro de 2015 e no ano passado o Grêmio viajou pela primeira vez até a China. Lá, iniciou o processo de intercâmbio com duas sedes da rede de escolas de futebol do clube local.

Agora, a comitiva do Tricolor irá coordenar os trabalhos já em andamento e inaugurar uma sede com 2.000m². O prédio fica na cidade de Zhuhai, na província de Guangdong, perto de Macau – no litoral chinês.

No local, o Grêmio pretende montar museu com alusão a seus ídolos e jogadores com passagem pela base do clube. A ideia é expor títulos e difundir a marca e a cultura do Tricolor. Antes mesmo da inauguração da sede, a parceria já atinge duas mil crianças, segundo os dirigentes. Os profissionais do Grêmio ficarão por pelo menos um ano em solo chinês.

Imagem: Divulgação Grêmio

“Esta participação in loco de profissionais da Escola de Futebol do Grêmio consolida a parceria. Agora, além de fornecer a metodologia, iremos agora fiscalizar e ensinar para os novos ‘coachs’”, disse Carlos Alberto Nascimento, o Deco, diretor-geral da Escola de Futebol do Grêmio.

A delegação do Grêmio na China é composta por William Mikhailenko, coordenador geral da Escola, André Mello, treinador da categoria sub-13, e os preparadores físicos Pedro Lunelli e Lucas Zarth.

O Black Panthers, clube parceiro, ainda tem status de time amador, mas lançou projeto de profissionalização. O estádio local, em Zhuhai, tem capacidade para 40 mil pessoas, e foi eleito como futura casa. O Grêmio, como mentor na formação, tem papel importante nessa ideia. A sede e a mão de obra para tornar o plano já estão à disposição. E o Tricolor, definitivamente, já está na China.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Grêmio envia comitiva à China por um ano de olho em expansão da base - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Futebol