Torneio dos EUA une Disney e Bundesliga e vira 'queridinho' de brasileiros
Rodrigo Paradella
Do UOL, no Rio de Janeiro
11/09/2015 06h00
Com a segunda edição programada para janeiro de 2016, nos Estados Unidos, a Florida Cup caiu no gosto dos clubes brasileiros. Após uma estreia “apenas” com Corinthians e Fluminense, o torneio apadrinhado pela Disney e pela Bundesliga [liga nacional alemã] agora receberá também Internacional e Atlético-MG, todos com seus elencos principais.
O crescimento da competição fez com que ela se firmasse como a ‘queridinha’ dos times brasileiros no exterior durante a pré-temporada. A realização de períodos de treinos e amistosos fora do país antes pouco explorado agora parece mais que aberto para as equipes nacionais. E sob a chancela da Disney, que apadrinhou o torneio após o sucesso da primeira edição, em janeiro de 2015.
“A sinergia [entre torneio e Disney] era evidente porque o futebol cresce muito nos Estados Unidos e na região. A Disney é o símbolo de Orlando, foi uma coisa simples de juntar. Uma das sedes foi a Disney e tiveram uma surpresa muito boa, porque não esperavam tantos torcedores. Quando decidiram fazer a parada da Disney [um desfile de carros personalizados], o que apareceu de brasileiro gritando o nome dos times foi assustador”, destacou Ricardo Silveira, presidente da 2SV, organizadora da Florida Cup.
O êxito do projeto até aqui é atribuído ao grande número de brasileiros que visitam a Florida no começo do ano ou moram na região. O local é o preferido por turistas do Brasil no exterior. Nem mesmo a desvalorização do Real em relação ao Dólar desanima os organizadores do torneio, que tem um planejamento traçado até 2020, com edições anuais.
“Eu acredito que a economia vai ditar muita coisa, mas estamos apostando num projeto até 2020. Esses altos e baixos vão acontecer. Preocupa, claro, mas o movimento na região continua em alta”, avaliou Silveira.
A parceria com a Bundesliga também possibilitou o avanço do torneio em relação ao mercado europeu. Na primeira edição, a Florida Cup foi transmitida para 127 países graças ao apoio da liga alemã. Em 2016, participarão da competição o Bayer Leverkusen e o Schalke 04.
“Como a Bundesliga é parceira e tem essa rede forte de retransmissão pelo mundo, automaticamente tem um alcance muito grande. Na primeira edição, fora 127 países que transmitiram e nesta esperamos algo na mesma escala”, explicou Silveira.
Além de brasileiros e alemães, o ucraniano Shakthar Donetsk também está confirmado na segunda edição da Florida Cup. Em troca da participação no torneio, os clubes levam uma recompensa financeira e recebem estrutura para treinos, além da possibilidade de divulgarem a sua marca fora pelo mundo.
“É uma oferta única para todos. Que coloca todo mundo no projeto. Não adianta aparecer e jogar. Todo clube tem que promover e ser parceiro”, disse Silveira, que lembrou que estrelas como Ronaldinho Gaúcho (Fluminense), Renato Augusto (Corinthians), D’ Alessandro (Internacional) e Lucas Pratto (Atlético-MG) dificilmente ficarão de fora do torneio.
“Nós temos um contrato com os clubes que praticamente pede a presença do time principal, entendendo as necessidades técnicas de cada clube. Óbvio que é importante para eles que os jogadores principais disputem o torneio. Isso é bem alinhado”, ressaltou.
Ainda resta vaga para um último participante na Florida Cup de 2016. O Flamengo foi um dos sondados, mas acabou não chegando a um acordo com os organizadores. A tendência é que mais um time europeu ou de outro país sul-americano feche a lista das equipes que se prepararão na terra do Mickey no ano que vem.