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Quem define os "ratings" do Fifa? Game tem 3000 "olheiros"

Daniel Lisboa

Do UOL, em São Paulo

28/07/2015 06h00

O Fifa 16 será lançado oficialmente no dia 25 de setembro e, entre os muitos aspectos relacionados ao game nos quais seus aficcionados ficarão de olho, estarão os “ratings” dos jogadores. São as notas dadas pelos produtores do jogo às qualidades dos jogadores nos quesitos velocidade, chute, passe, drible, defesa e físico. Dependendo do desempenho do atleta “real” dentro de campo, elas mudam para muitos deles a cada semana, o que faz do “rating” algo importante.

Acontece que o game procura, em cada nova edição, ser o mais fiel possível ao mundo do futebol, e com isso engloba uma enorme quantidade de jogadores, clubes e seleções. Para ser mais exato, no Fifa 15 foram 16 mil jogadores, 600 clubes e 49 seleções (no Fifa 16 esses números ainda não estão fechados). Fica, então, a pergunta: quem são as pessoas que acompanham e avaliam todos esses jogadores para que suas versões virtuais estejam sempre atualizadas?

Em conversa com o UOL Esporte, o produtor do Fifa 16, Gilliard Lopes, revelou que a EA Sports, que desenvolve a franquia do game, conta com cerca de 3000 olheiros espalhados pelo mundo. São eles os responsáveis por assistir as partidas de determinados times e repassar informações ao centro de coleta de dados da empresa em Colônia, na Alemanha.

“A grande maioria dos nossos olheiros são voluntários. São caras que gostam do jogo, e de futebol, e nos ajudam com esse trabalho”, explica Gilliard. “Eventualmente, porém, alguns deles acabam contratados e passam a atuar como editores de dados”.

Esse grupo privilegiado, segundo Gilliard, é de cerca de 100 profissionais. Como disse o produtor, eles normalmente começaram como olheiros, e tiveram o site fifa-talentscout.ea.com como porta de entrada. É por meio da página que a EA Sports recruta seus olheiros. Porém, para se firmar como um colaborador da empresa, e um dia virar profissional, você precisa provar que possui os atributos necessários.

“Você precisa manjar tanto de futebol quanto do game. E isso é difícil”, diz Gilliard. “Normalmente, começamos pedindo para a pessoa observar um ou dois jogadores por umas cinco partidas”, explica o produtor. “Não é simples, porque, além dos atributos técnicos mais evidentes, o olheiro precisa estar atento a algumas qualidades que são mais difíceis de avaliar, por exemplo a visão de jogo do atleta”, diz Gilliard. “Sem contar os atributos mentais, como o quão agressivo é o jogador, que também contam para nós”.

É por causa dessas exigências que não é fácil ser um bom olheiro. “É comum o cara conhecer o Fifa, mas não muito do jogo de futebol em si. Aí não adianta”, conta Gilliard. Outro problema comum para encontrar colaboradores competentes, revela o produtor, são candidatos que acabam “puxando a sardinha” para um determinado time ou jogador. Outra deficiência comum, de acordo com o produtor, são aqueles que tomam decisões precipitadas. “O jogador faz um lance bonito, ou uma partida espetacular, e o olheiro já sobe o rating dele. Não é assim que funciona.”

O brasileiro Gilliard Lopes é produtor da série de games Fifa e vive em Vancouver, no Canadá Imagem: Ju Fumero/UOL

E não pense que só do glamour das grandes ligas e equipes vivem os olheiros da EA Sports. Afinal, o Fifa Soccer oferece campeonatos de tudo quanto é canto do planeta, e precisa de gente atenta a eles analisando os jogadores. Isso quer dizer, por exemplo, que há olheiros em países como Arábia Saudita, Coreia do Sul e Ucrânia. “Precisamos de pessoas nos enviando dados de todos os países dos quais temos ligas ou jogadores”, diz Gilliard. “Além dos olheiros, em Colônia temos produtores antenados em tudo o que acontece em um determinado campeonato. Isso vale para todas as ligas.”

O produtor conta que apurar informações sobre atletas é especialmente complicado em países onde o futebol não é o esporte mais popular. “Na Coreia do Sul, por exemplo, a imprensa traz muito mais histórias sobre a vida do jogador do que notícias sobre seu desempenho em campo”, explica o produtor.

Embora recebam pelo que fazem, os editores de dados trabalham durante meio período. Ou seja, normalmente são pessoas que têm outro emprego e, segundo Gilliard, não dependem do trabalho para a EA Sports para sobreviver. “É gente das mais diferentes idades e profissões que, em comum, amam o game e o futebol”, diz o produtor.

A única exigência para tornar-se um olheiro do Fifa Soccer e, quem sabe, um editor de dados, é ser maior de 18 anos. Se você acha que você é “o cara”, vá lá e inscreva-se por meio do site mencionado.

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