Topo

Sensação uruguaia do Cruzeiro já vendeu gols por 50 centavos

Giorgian De Arrascaeta tem a incumbência de liderar reformulação do Cruzeiro em 2015 Imagem: Divulgação/Cruzeiro

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

29/01/2015 06h00

Aos 20 anos, Giorgian De Arrascaeta chegou ao Cruzeiro para liderar a ‘transformação’ do time, segundo o técnico Marcelo Oliveira. Contratado junto ao Defensor Sporting, do Uruguai, clube que o revelou, por cerca de R$ 12 milhões, o filho de padeiro e dona de casa teve que ser incentivado na prática do esporte. Antes de se profissionalizar, em outubro de 2012, ele defendeu o Club Pescadores Unidos, de sua cidade natal. O pai Daniel ofereceu 5 pesos uruguaios (50 centavos) por cada gol. Ao término da temporada, o garoto tinha marcado 49.

Segunda maior contratação da história do bicampeão nacional, atrás apenas de Dedé, o meia-atacante disputou um torneio das categorias de base pelo Club Pescadores Unidos, de Nuevo Berlin, a 315 quilômetros de Montevidéu. Na pequena equipe, quase levou o pai, que é padeiro, ‘à falência’, obrigando-o a pagar 245 pesos pelos tentos anotados naquela temporada.

“Sempre o alentava e para que se dedicasse um pouco mais, lhe prometi 5 pesos por gol. Naquela ocasião, ele fez 49 e poderia fazer mais. Mas como ele é muito generoso deu muitos passes para os companheiros. Depois disso, tive que subir o preço dos bolos e biscoitos para pagar a promessa”, disse ao diário El País, do Uruguai.

Após destacar-se no time de seu município, o jovem uruguaio foi procurado por um diretor de futebol do Defensor Sporting. Em 2008, chegou à capital do país acompanhado do pai Daniel De Arrascaeta e logo foi aprovado pelo coordenador de base Juan Ahuntchain para ficar no clube.

O restante da história é conhecido do grande público. Destaque no time de Montevidéu, Arrascaeta assumiu a condição de craque e carregou o Defensor à semifinal da edição passada da Libertadores. Desde então, chamou a atenção de clubes da América do Sul e da Europa.

No início de 2015, esteve próximo de acordo com o Internacional, mas acabou optando pelo Cruzeiro e é tido pelo presidente Gilvan de Pinho Tavares como a ‘principal contratação da janela de transferências do futebol brasileiro’.

“De Arrascaeta foi a principal contratação da janela de transferências, mas vão chegar outras contratações, não sei se do futebol estrangeiro para o Brasil ou de dentro do próprio país mesmo, mas vão chegar outras tão importantes quanto para o Cruzeiro”, afirmou o mandatário.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Sensação uruguaia do Cruzeiro já vendeu gols por 50 centavos - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Futebol