Topo

Frigobar controlado e 1,3 tonelada de comida: bastidores do Fla em Atibaia

Jogadores do Flamengo durante treinamento no resort de luxo em Atibaia (SP) Imagem: Gilvan de Souza/Flamengo

Vinicius Castro

Do UOL, em Atibaia (SP)

14/01/2015 06h10

A pré-temporada de um grande clube brasileiro demanda tempo, dinheiro, espaço físico e mais de uma tonelada de alimentos. A reportagem do UOL Esporte levantou os números que envolvem a preparação do Flamengo para 2015 em um resort de luxo da cidade de Atibaia, interior de São Paulo. O dia a dia é repleto de curiosidades e envolve até o controle do frigobar nos quartos. Nada de doces, refrigerantes ou álcool. Apenas água natural e com gás estão à disposição dos 26 jogadores concentrados.

A delegação é composta por 49 integrantes. Além do elenco profissional e dos tradicionais membros da comissão técnica, fisioterapeuta, fisiologista, nutricionista, médico, assessor de imprensa, fotógrafo e três seguranças compõem o staff. Tudo para que treinamento e estadia aconteçam da melhor maneira possível.

O Flamengo reservou o nono andar do hotel Bourbon para a delegação. São 28 quartos disponíveis (22 duplos e seis individuais). Um deles funciona como sala de fisioterapia e outro como rouparia. A hospedagem por 12 dias com tudo à disposição saiu pelo valor de R$ 350 mil. No entanto, o Rubro-negro vai lucrar pouco mais de R$ 2 milhões nas cotas e rendas dos amistosos contra Shakhtar Donetsk, Vasco e São Paulo.

O time chegou ao resort na noite de 5 de janeiro e deixa o local no próximo dia 17. Antes da entrada no hotel, porém, um caminhão transportando 600 quilos de equipamentos aportou no local. Entre o material utilizado estão 2.500 peças de uniformes e 60 bolas, sendo 30 modelos do próximo Campeonato Carioca.

A parte da alimentação atrai atenção. São quatro refeições ao dia (café, almoço, jantar e ceia). Entre feijão, arroz, massas, saladas, pães e demais opções a conta chega aos 115 quilos de alimentos diários. Com isso, o Flamengo consome 1,3 tonelada de comida até o fim da estadia no local.

“Fizemos tudo da melhor forma possível. Sabemos a importância de oferecer estrutura e qualidade aos atletas. Estamos animados com o começo de temporada e a forma como as coisas estão se desenvolvendo no Flamengo. Alguns números impressionam, mas fazem parte do dia a dia e até das viagens. A concentração é maior justamente por conta da pré-temporada”, explicou o gerente de futebol Gabriel Skinner.

Além dos números elevados, os jogadores convivem com regras rígidas na concentração. Depois das 22 horas nenhum deles pode circular pelo hotel. Caso seja necessário, um segurança acompanha o deslocamento. Os três seguranças se dividem em turnos para que o andar esteja sempre protegido.

Já o nutricionista Léo Acro atua de forma intensa nas refeições. O café da manhã é realizado no restaurante principal do resort e em conjunto com os hóspedes. É neste momento que o profissional controla ainda mais a alimentação dos atletas. Mesmo com opções variadas, os jogadores não podem abandonar a restrição alimentar. A delegação consome mais de uma tonelada de comida, porém, longe das extravagâncias proporcionadas por um resort cinco estrelas.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Frigobar controlado e 1,3 tonelada de comida: bastidores do Fla em Atibaia - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Futebol