Topo

Valencia e Southampton provam: realidade do futebol é diferente dos games

Valencia, do goleiro brasileiro Diego Alves, está bem na Espanha Imagem: Juan Carlos Cárdenas/EFE

Do UOL, em São Paulo

17/10/2014 06h00

Olhe a tabela do Campeonato Espanhol. Após oito rodadas, o Barcelona é líder. Em segundo lugar, nada de Real Madrid (ou Atlético de Madri). Quem ocupa a vice-liderança é o Valencia, que há algum tempo não conseguia fazer frente aos gigantes do país.

O mesmo acontece na Inglaterra, onde o Southampton, time que mais lucrou no país com a venda de jogadores na temporada, é o terceiro colocado, atrás apenas de Chelsea e Manchester City – e deixando para trás Manchester United, Tottenhan, Arsenal e Liverpool.

Sabe quem mais deve estar surpreso com isso? Os produtores dos jogos de videogame. Olhando a tabela de classificação, nenhum dos grandes campeonatos europeus seguiu a “lógica Fifa”, em que os times com as maiores avaliações virtuais ocupam as primeiras posições.

Na Alemanha, onde está o Borussia?

No Campeonato Alemão, uma queda de rendimento do Borussia Dortmund era esperada. O time, que já tinha perdido sua grande revelação, Mario Goetze, na temporada passada, perdeu, agora, seu artilheiro, o polonês Lewandowski. Na nova temporada do Fifa, a série de futebol virtual de maior sucesso no mercado, porém, o time aparece com 5 estrelas, a maior avaliação possível. No entanto, o time está apenas na 13ª posição na tabela de classificação.

A surpresa fica por conta do Hoffenheim, da revelação brasileira Roberto Firmino (eleito um dos melhores jogadores da Alemanha na temporada passada). Com apenas quatro estrelas, o time é o vice-líder – à frente de quatro times com avaliações maiores (Borussia, Schalke, Bayern Leverkussen e Wolfsburg). O mesmo acontece com o Borussia Monchengladbach (4 estrelas).

Na Espanha, dupla de Madri decepciona

O Barcelona é líder do Campeonato Espanhol, sem surpresas. Mas poucos poderiam prever que os dois gigantes de Madri, Real e Atlético, teriam uma largada de temporada tão inconstante. O Real, que está ainda mais forte (virtualmente, pelo menos) após a chegada de James Rodriguez e Tony Kroos, é só o quarto colocado, seguido pelo Atlético em quinto – sem Diego Costa, o vice-campeão da Liga dos Campeões perdeu sua avaliação de cinco estrelas (hoje tem só 4,5).

Entre o Barça e os times de Madri, aparecem Valencia e Sevilla, dois times de 4,5 estrelas – inferiores ao nível virtual do Atlético, por exemplo. O Valencia é vice-líder, graças ao ótimo início de temporada de Alcacer (quatro gols e quatro assistências em sete jogos), que surpreende como seu time: com 76, ele foi mais mal avaliado que outros quatro atacantes do elenco valenciano (Feghouli-81, Rodrigo-80, Piatti-78 e até Jonas-79, que foi dispensado).

Graziano Pellè, atacante italiano do Southampton Imagem: Julian Finney/Getty Images

Como explicar o sucesso do Southampton?

Na Inglaterra, o bom momento do Southampton é um mistério. O time que mais vendeu na temporada (só a saída de Shaw, Lallana e Lovren rendeu ao clube mais de 80 milhoes de libras) é um sucesso até agora: o time de quatro estrelas é o terceiro colocado do Inglês e ainda tem a nova sensação da seleção italiana, o atacante Graziano Pellè (77 na avaliação do jogo).

Enquanto isso, cinco times com níveis virtuais superiores estão atrás. O Manchester United (com um ataque formado por Rooney-86, Van Persie-88 e Falcao-88), por exemplo, tem cinco estrelas e é o quarto colocado. Pior para o quarteto de 4,5 estrelas: o Tottenham é o sexto, o Arsenal, o oitavo, o Liverpool, o nono, e o Everton, só o 17º colocado.

Na França, Bordeaux é surpresa

Com o PSG, único time cinco estrelas da França, sofrendo com lesões de Ibrahimovic e Thiago Silva, Olympique e Bordeaux aproveitaram. O time de Marselha, com quatro estrelas, lidera o campeonato. A maior surpresa, porém, é o Bordeaux: com 3,5 estrelas, a equipe tem avaliação inferior a outros sete times do país.

O Monaco, em segundo lugar na avaliação do Fifa (4,5 estrelas), é a decepção da competição. Depois de perder James Rodriguez e Falcão Garcia, a equipe está apenas na 13ª posição do Francês.

Elenco modesto da Sampdoria surpreende

Éder comemora gol pela Sampdoria Imagem: EFE/EPA/LUCA ZENNARO

No Campeonato Italiano, a surpresa atende pelo nome de Sampdoria. No Fifa, os jogadores são divididos em três tipos: ouro, prata e bronze. Normalmente, os times de elite nos principais campeonatos europeus são formados, em sua maioria, por jogadores dourados. A Sampdoria, porém, só tem dois deles: o brasileiro Eder e o italiano Gabiaddini. Mesmo assim, a equipe é a terceira colocada do torneio, atrás apenas da Juventus (cinco estrelas) e da Roma (4,5).

Enquanto isso, times mais fortes decepcionam. Sem Kaká, Robinho e Balotelli, o Milan (4,5 estrelas) é o quinto colocado. No mesmo nível, Napoli, Lazio, Fiorentina e Inter só aparecem na tabela de classificação depois do sétimo lugar.

Até em Portugal: Vitória de Guimarães supera Sporting

O Vitória de Guimarães, com apenas três estrelas, é o time de pior avaliação entre as surpresas da temporada. A equipe é a terceira colocada do Campeonato Português, atrás de Benfica e Porto, dupla avaliada em 4,5 estrelas. O Sporting, considerado a terceira força do país pelo Fifa, com quatro estrelas, é o quarto colocado. O Vitória de Guimarães supera, também, outros dois times com nível superior: o Braga, sétimo colocado, e o Estoril, 15º, com 3,5 estrelas.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Valencia e Southampton provam: realidade do futebol é diferente dos games - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Futebol