Topo

Barcelona supera gato preto e expulsão e vence com golaços de Messi

Do UOL, em São Paulo

24/08/2014 17h50

O Barcelona não tinha Neymar (machucado) nem Luis Suárez (suspenso).Também perdeu Mascherano, expulso no final do primeiro tempo. E ainda viu um gato preto desfilar no gramado do Camp Nou no começo da partida. Apesar de tudo isso, conseguiu vencer o Elche por 3 a 0 na estreia do Espanhol. O destaque foi Lionel Messi, que fez dois belos gols, um deles no meio de cinco adversários.

O bom futebol apresentado pela equipe mostra que o trabalho do técnico Luis Enrique durante a pré-temporada deu resultado. Ainda é preciso tempo para saber se os 158 milhões de euros investidos na janela de transferências valeram a pena, porque quem fez o time jogar bem neste domingo foram os atletas que já estavam no clube. O adversário deste domingo também não mostrou muita resistência, mesmo jogando com um homem a mais durante todo o segundo tempo. O Barcelona conseguiu dominá-lo e arrancou a aplausos de sua torcida.

Fases do jogo: O Barcelona não demorou a impor seu estilo de jogo que tenta sufocar o adversário por meio do domínio da posse de bola. Foram dois bchutes na trave no primeiro tempo. Até que Messi recebeu no meio de cinco adversários e, como só ele sabe fazer, levou até dentro da área e chutou no cantinho, de esquerda: 1 a 0. Parecia que o gol abriria o portão para um passeio, mas a expulsão de Mascherano no final do primeiro tempo jogou um banho de água fria na empolgação da torcida.

No segundo tempo, o Barcelona continuou imprimindo um ritmo forte na partida e logo no começo Munir, revelação da base, recebeu sozinho na entrada da área e fez o segundo. Messi fez o terceiro, mais uma vez de um jeito bem característico, puxando para perna esquerda e tocando colocado no canto. Na metade do segundo tempo, mesmo com um a menos, o time da casa já tinha definido a vitória.

Chave do jogo: a disposição dos jogadores do Barcelona, que não apenas não diminuíram o ritmo no segundo tempo, como inclusive aumentaram a pressão sobre o Elche, mesmo com um a menos. Jogadores como Daniel Alves, Iniesta e Jordi Alba tiveram que se desdobrar para preencher os espaços deixados pelo expulso Mascherano.

O melhor: Messi. A volta do melhor jogador da última Copa do Mundo empolgou a torcida porque ele correu bastante e estava inspirado, buscando o jogo a todo momento. Mesmo sem Neymar e Suárez, o argentino mostrou que está disposto a fazer o que dele se espera.

O pior: Mascherano. O volante pode ter sido um dos grandes destaques da seleção argentina vice-campeã da Copa do Mundo, mas neste domingo quase põe sua equipe em uma situação desconfortável. Ele foi expulso ao fazer uma falta sendo o último homem da defesa, e seus companheiros tiveram que correr por ele.

Toque dos técnicos: Depois que perdeu Macherano, o técnico Luis Henrique tirou o meia Rafinha e colocou em seu lugar o volante Bartra. A substituição não fez o time recuar, ao contrário. Com mais liberdade, os jogadores do setor ofensivo se soltaram e pressionaram o Elche, mesmo em desvantagem numérica.

Para lembrar:

O gato invasor. Ainda no primeiro minuto da partida, um gato preto invadiu o gramado, correu no meio dos jogadores e precisou ser resgatado por um funcionário. Dizem que cada preto dá azar, mas pelo visto não para o Barcelona.

Munir. Aos 18 anos, a promessa do Barça B marcou seu primeiro gol em um jogo oficial com a camisa da equipe principal. Depois de uma ótima pré-temporada, ele surge como um nome importante para o resto do ano, ainda mais com a sequência de lesões de Neymar.

400 gols. Messi chegou aos 400 gols na carreira, contando os feitos com a seleção argentina principal e olímpica. Com 245 gols no Espanhol, ele está a apenas seis de se tornar o principal a artilheiro da história do campeonato.

O substituto de Xavi. Uma das grandes expectativas do “novo Barcelona” é a entrada do croata Rakitic, que deve ser o substituto de Xavi. O meia jogou de maneira razoável e deu uma assistência para gol. Mas mostrou que ainda precisa de tempo para se entrosar com os companheiros.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Barcelona supera gato preto e expulsão e vence com golaços de Messi - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Futebol