Topo

Interior é do Palmeiras, capital é do Corinthians. Entenda o porquê

Impulsionado por desempenho fora de casa, Palmeiras tem melhor média de público do Paulistão Imagem: Vinicius Pereira/Folhapress

Guilherme Costa

Do UOL, em São Paulo

27/02/2014 06h00

Dentro de campo, Corinthians e Palmeiras já empataram por 1 a 1 neste Paulistão. Na classificação, o time alviverde segue bem à frente, apesar da recuperação corintiana nas últimas rodadas. Mas essas não são as únicas disputas entre os arquirrivais no primeiro torneio oficial da temporada. Além do confronto direto e anseio pelo título estadual, a dupla se empenha em ver quem leva mais torcedores aos estádios e, claro, fatura mais com isso – até agora, impulsionado por seu desempenho como visitante, o Palmeiras detém a melhor média de público da competição e ameaça o domínio alvinegro nesse quesito.

Nas dez primeiras rodadas do Paulistão-2014, o Palmeiras levou uma média de 13.425 mil pagantes aos estádios. O time do Parque Antarctica lidera o Estadual nesse quesito – o Corinthians, segundo no ranking, tem média de 11.443 mil.

Uma das principais razões para o Palmeiras encabeçar a lista de público do Paulista é o desempenho nos jogos como visitante. O time alviverde tem média de 13.927 mil pagantes no estádio quando atua longe de seus domínios. O São Paulo é o segundo em entradas vendidas fora de casa (12.093), e só então aparece o Corinthians (9.286).

Como mandante, o Corinthians ainda é líder. O time alvinegro comercializou 67.998 ingressos em cinco jogos como anfitrião (média de 13.600 por partida). O Palmeiras, segundo colocado, vendeu 64.614 bilhetes (média de 12.923).

O ranking de mandantes do Campeonato Paulista tem o São Bernardo no terceiro posto (média de 9.477 bilhetes comercializados por jogo no ABC paulista). Só então aparece o São Paulo, cuja média é de 8.899 pagantes por apresentação no Morumbi. O time tricolor repete, portanto, o movimento do Palmeiras – vende mais entradas quando atua como visitante.

A situação vivida por Palmeiras e São Paulo é pouco comum entre os grandes do futebol brasileiro. Em geral, a média de público dessas equipes cai por causa de apresentações longe de casa.

Em Minas Gerais, por exemplo, Cruzeiro (9.213) e Atlético-MG (7.362) têm as melhores médias de pagantes no Estadual. Mas esses números seriam maiores se fossem contabilizados apenas os jogos dos dois times como mandantes – 9.698 e 10.625, respectivamente.

Outro exemplo claro é o caso do Vasco, que tem média de 4.926 pagantes no Estadual do Rio de Janeiro. Nos jogos em casa, a equipe de São Januário vende uma média de 7.824 bilhetes (segunda melhor marca da competição). Quando atua como visitante, o time comercializa somente 2.028 (oitavo lugar no ranking do torneio).

O Fluminense, líder em média de público no Rio de Janeiro em 2014, passa por situação similar. O time tricolor tem 7.385 por jogo no torneio, mas esse número sobe para 9.898 se forem consideradas apenas as apresentações da equipe como mandante.

No Rio de Janeiro, o desempenho de Palmeiras e São Paulo nas bilheterias só encontra coincidência no Botafogo, dono da quarta maior média de pagantes do Estado (3.603). O time alvinegro registra 1.600 por jogo como mandante e 5.605 ingressos vendidos por partida longe de casa.

O Internacional também repete o que acontece com Palmeiras e São Paulo. São 5.980 pagantes em média no Campeonato Gaúcho, com 5.141 ingressos vendidos por jogo em casa e 7.028 como visitante.

Com o Grêmio acontece o contrário. O time tricolor tem média de 6.292 ingressos comercializados no Campeonato Gaúcho: 10.742 por jogo em casa e 2.733 por partida fora.

Mais ingressos vendidos, mais dinheiro?

Líder em número de ingressos vendidos no Campeonato Paulista, o Palmeiras também é o time que mais gerou renda bruta na competição. O time alviverde movimentou um total de R$ 5,7 milhões, bem acima dos R$ 3,6 milhões do Corinthians.

Só que o Campeonato Paulista de 2014 mostra que a lógica nem sempre condiciona um público maior a uma receita maior. Como mandante, o Palmeiras também tem a maior renda bruta da competição R$ 2,4 milhões, com média de R$ 489 mil por jogo.

Nos mesmos cinco jogos em casa, ainda que tenha levado mais gente do que o Palmeiras, o Corinthians somou R$ 2,08 milhões de renda bruta. A média de faturamento da equipe alvinegra é de R$ 409 mil por partida.

Todos os números considerados no levantamento ignoram dados referentes aos jogos do meio desta semana, já que nem todos os boletins financeiros foram publicados.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Interior é do Palmeiras, capital é do Corinthians. Entenda o porquê - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Futebol