Topo

Dois anos depois, Grêmio vê Luxa repetir Renato e demite 'técnico herdado'

Luxemburgo e Renato tem situações parecidas com dois anos de diferença no Grêmio Imagem: Lucas Uebel/Grêmio - Júlio Cesar Guimarães/UOL

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

29/06/2013 15h54

Dois anos se passaram mas as trajetórias de Vanderlei Luxemburgo e Renato Gaúcho no Grêmio tiveram desfecho quase idêntico. Como seu opositor, Fábio Koff também 'herdou' um técnico por força da torcida, demorou o mesmo tempo para demiti-lo e não comemorou títulos.

Renato Gaúcho foi contratado na gestão de Duda Kroeff, em 2010, e levou o Grêmio da zona de rebaixamento à vaga para Libertadores. No entanto viu o presidente e a gestão com quem tinha ótima relação perderem a eleição de dezembro. Odone assumiu e desde a negociação para renovação de contrato deixou claro que Renato não era a preferência.

Mas o apelo popular venceu. Identificado com a torcida, o treinador renovou seu contrato e precisou 'se adaptar' ao novo comando do clube. Não foi fácil. Sem o mesmo respaldo, Renato perdeu o Gauchão, foi eliminado nas oitavas de final da Libertadores e acabou demitido no dia 30 de junho de 2011.


O filme é o mesmo, mas os personagens mudaram. Em 2012, Vanderlei Luxemburgo foi contratado por Paulo Odone e no comando do Grêmio conquistou a vaga para próxima Libertadores. O vínculo vencia, de novo, em dezembro, e a torcida 'forçou' a permanência. Porém, o mandatário foi derrotado nas eleições, dando lugar a Fábio Koff.

O enredo idêntico também apontou dificuldades de renovação e a ameaça de saída. Não aconteceu. Koff cedeu aos anseios dos aficionados e manteve Vanderlei. Derrotado no Gauchão, novamente fora nas oitavas de final da Libertadores e oscilando no Brasileiro, Luxa foi demitido neste sábado, 29 de junho de 2013.

REPERCUSSÕES DA DEMISSÃO DE VANDERLEI LUXEMBURGO NO GRÊMIO

Clique para acessar conteúdo externo

Dos 90 minutos do jogo-treino entre Grêmio e Caxias, neste sábado, no Olímpico, somente 30 minutos estiveram em foco. Já que antes do fim do primeiro tempo a direção gremista confirmou a queda de Vanderlei Luxemburgo. Em campo, comandados pelo auxiliar Roger, os jogadores venceram o Caxias por 1 a 0 em, gol contra do zagueiro Thiago.
LEIA MAIS

Clique para acessar conteúdo externo

O presidente do Grêmio, Fábio Koff, se manifestou após o jogo-treino contra o Caxias, neste sábado, sobre a demissão do técnico Vanderlei Luxemburgo. Segundo o mandatário, a saída do treinador se deve ao desgaste no relacionamento interno e a soma de vários fatores mantidos em sigilo.
LEIA MAIS

Clique para acessar conteúdo externo

Tão logo Vanderlei Luxemburgo foi demitido, o Grêmio já inicia movimentação para contratação de um novo técnico que já comande o time no retorno do Brasileirão, dia 6 de julho diante do Atlético-PR. Amigos pessoal de Fábio Koff e 'garoto propaganda' nas eleições do ano passado, Renato Gaúcho é o mais cotado e o acerto pode ser rápido.
LEIA MAIS

Clique para acessar conteúdo externo

A solução para o comando técnico do Grêmio pode já estar no Olímpico. Questionado sobre o substituto de Vanderlei Luxemburgo, demitido neste sábado, o presidente Fábio Koff não citou Renato Gaúcho e falou abertamente da chance de efetivar Roger Machado.
LEIA MAIS

Financeiramente, demitir Renato foi muito mais fácil. Quando renovou seu contrato com o Grêmio, o ex-atacante abriu mão de multa rescisória. Luxa não, e receberá algo em torno de R$ 1,2 milhões do clube.

Vanderlei embarcou no início da tarde para o Rio de Janeiro. O treinador deixou seu empresário, Gilmar Veloz, encarregado de tratar das questões legais de rescisão de vínculo. O Grêmio cogita o retorno de Portaluppi, mas não descarta efetivar Roger Machado no comando. O auxiliar irá coordenar os treinamentos até que uma decisão seja tomada.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Dois anos depois, Grêmio vê Luxa repetir Renato e demite 'técnico herdado' - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Futebol